Membros do Conselho Técnico Deliberativo (CDT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu acabam de concluir um trabalho inédito na entidade: trata-se de um estudo baseado nas avaliações fenotípicas de reprodutores através do EPMURAS, o índice de avaliação de animais utilizado pela ABCZ.
“Visitamos as centrais, analisando reprodutores em coleta, é um trabalho de avaliação visual que busca equilíbrio junto às avaliações genéticas”, explica Valdecir Marin Junior, presidente do CDT.
Em São Paulo foram visitadas as centrais Seleon, em Itatinga; SEMEX/Tairana, em Presidente Prudente, e CRV/Bela Vista, em Pardinho e Sembra, em Barretos. Já no Triângulo, na região de Uberaba, receberam a visita técnica as centrais ABS, Alta Brasil e Genex.
“Hoje o volume de touros nas centrais é 10 vezes maior que nas últimas duas décadas, então esse estudo que avalia o nível de qualidade visual é importante para auxiliar os criadores nas decisões, o objetivo é aprimorar o trabalho de registro”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
O estudo interno será apresentado para o corpo técnico da ABCZ, durante a 16ª ExpoGenética.
Fonte: ABCZ