Conservação de solo e água é prioridade da Epagri em Guaraciaba (SC)

Dia de Campo na propriedade da família Steffen apresentou ações conservacionistas na prática (Fotos: Divulgação / Epagri)

Guaraciaba é um município do Extremo Oeste catarinense com quase 11 mil habitantes. A agricultura é um dos pilares de sua economia, apesar de contar com apenas 20% de área plana. O restante é classificado como área montanhosa ou ondulada.

Essas características se unem ao desejo das famílias rurais locais de promover uma agricultura sustentável. Desta forma, a Epagri prioriza no município ações de conservação do solo e água. No dia 13 de agosto esse tema foi abordado no Dia de Campo realizado na propriedade da Família Steffen.

Os Steffen produzem, de forma integrada, leite e culturas anuais, há mais de 50 anos. Eles priorizam práticas conservacionistas do solo, como o uso de plantas de cobertura, implementação de terraços, cultivos em nível e manejo de dejetos orgânicos.

Dia de Campo

Tudo isso foi apresentado aos participantes do Dia de Campo. Compareceram agricultores, estudantes da Casa Familiar Rural, lideranças e técnicos de instituições locais.

Elias Roque Kovalski é extensionista rural da Epagri em Guaraciaba e coordenou o evento. Ele afirma que ações em conservação do solo e da água são prioridades no município. Segundo ele, o objetivo da Epagri é “motivar e orientar as famílias rurais a cuidar solo, como maior patrimônio das propriedades”. Tais ações garantem a estabilidade das produções agrícolas de forma sustentável”.

Áurea Gasperin Facco, extensionista social da Epagri no município, conta que a família Steffen compreende e pratica ações na dimensão social. Eles atuam na organização dos arredores e na produção de alimentos saudáveis, integrados à conservação do solo e da água, para promover a qualidade de vida da família.

O extensionista rural Clístenes Antônio Guadagnin, da Gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste, entende que atividades como o Dia de Campo são importantes para que os agricultores verifiquem na prática a priorização dos princípios da agricultura conservacionista. Entre estes princípios estão a mínima mobilização do solo e a sua cobertura permanente. Também se destacam a rotação de culturas e o uso de terraços agrícolas. “Todo esse cenário de manejo conservacionista, praticado pela família Steffen, mantém e melhora os indicadores de qualidade física, química e biológica do solo e garante a sustentabilidade dos sistemas agropecuários”, pondera Clístenes.

Escolha da planta de cobertura

Leandro do Prado Wildner, pesquisador da Epagri, ressalta a importância da escolha da melhor planta para usar como cobertura de solo. Segundo ele, é fundamental verificar sua adaptação às condições locais. Para tanto, é necessário levar em consideração características como velocidade de crescimento inicial, eficiência na cobertura do solo, capacidade de reciclagem de nutrientes, profundidade e desenvolvimento das raízes. Também é importante considerar a produção de fitomassa, resistência à seca e geada, baixo nível de ataque de pragas e doenças, tolerância à baixa fertilidade e capacidade de adaptação a solos degradados. Outra questão a atentar é que a planta não pode ter comportamento de invasora.

dia de campo guaraciaba 1
Propriedade que sediou Dia de Campo adota plantas de cobertura para proteger o solo

O pesquisador da Epagri Júlio César Ramos lembra que as estratégias de manejo do solo devem promover a melhoria da qualidade estrutural e dos indicadores de resistência à erosão hídrica. “Os desafios para mitigar a erosão e conviver com os impactos de eventos climáticos extremos exigem soluções integradas nos diferentes tipos de solos e sistemas de cultivo associados ao manejo conservacionista”, destaca.

Fonte: Epagri

Posts Relacionados

Grupo Piracanjuba entra no mercado de queijos finos com aquisição da Básel Lácteos

O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A...

Raça Girolando bate três recordes de registros em 2025

Por mais um ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando superou seu recorde histórico de registros genealógicos de animais. Foram 113.690 registros efetuados pelos técnicos da entidade,...

Importações de lácteos no Brasil: como Mercosul e acordo com a UE pressionam o produtor de leite

A pressão externa que está moldando o mercado do leite brasileiro O setor leiteiro brasileiro vive um momento desafiador. Após anos de competição intensa entre produtores locais e produtos importados,...