DSM lança tecnologia que melhora ainda mais o desempenho da produção de leite e dos bovinos de corte no confinamento

A  DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para ruminantes, anuncia o lançamento de uma nova tecnologia de nutrição animal. Trata-se do Hy-D®, um ingrediente que melhora ainda mais os resultados da pecuária quando aplicado na dieta de bovinos de leite e de corte em sistemas de confinamento. Hy-D® é um metabólito específico de vitamina D3 que garante absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais (cálcio, magnésio e fósforo, essenciais para o melhor desenvolvimento ósseo nos bovinos), melhora da resposta imune (defesa do organismo) e ativa a expressão gênica para respostas do organismo aos desafios da produção além de estimular o desenvolvimento de fibras musculares. Isso gera benefícios produtivos em termos de longevidade das vacas leiteiras, bem-estar animal e qualidade e segurança alimentar (carne ou leite), de forma sustentável por promover um sistema de produção mais eficiente.

“Com uma boa estrutura óssea, melhor metabolismo de cálcio e fósforo e uma resposta melhor em defesa do organismo contra os problemas metabólicos (como a febre do leite), o animal tem melhor desempenho à medida que isso ajuda-o a expressar de forma ainda mais eficiente o seu potencial produtivo e a evolução dos índices zootécnicos”, comenta o diretor global de inovação da área de Ruminantes da DSM, o médico-veterinário Luis Fernando M. Tamassia, que completa: “Para os pecuaristas, isso significa um caminho mais rápido para obter retornos mais altos, pois qualquer investimento em tecnologia no setor produtivo deve sempre trazer um bom retorno financeiro”.

A nova tecnologia, lançada em evento online para os pecuaristas brasileiros em 25 de março, já é amplamente utilizada com resultados expressivos na dieta de outras espécies produtivas, como aves (corte e postura) e suínos. Nesse sentido, a inovação do Hy-D (25 Hidroxi Colicalciferol) em um suplemento nutricional é muito mais efetivo do que se essa vitamina fosse fornecida como vitamina D3 convencional, pois esta, ao ser fornecida em uma dieta comum, passa por duas etapas metabólicas, no fígado e nos rins, até atingir a forma ativa (1,25 Hidroxi D3) e, consequentemente, a utilização pelo animal. Para resolver essa questão, Hy-D® já entra no organismo animal por absorção mais eficiente e em uma forma metabólica mais avançada e segura, próxima da forma ativa da vitamina D3, tornando os animais mais saudáveis e produtivos.

Uma tecnologia exclusiva da DSM, Hy-D® é formulado para manter mais uniforme e melhor fluxo nas fábricas de rações, com excelentes propriedades de mistura, além de ser estável quando incluído em rações peletizadas.

Vacas mais saudáveis e produtivas e rentabilidade para o produtor de leite

A inclusão de Hy-D® na ração ajuda a minimizar um grande problema da pecuária de leite. A maioria das vacas leiteiras experimenta a deficiência de cálcio em algum estágio da vida; nas primeiras nove semanas de lactação, por exemplo, a vaca pode ter um déficit de cálcio de até 10/g por dia. “A vitamina D3 atua categoricamente na vida da vaca em lactação, melhorando o metabolismo de cálcio e fósforo, desenvolvimento esquelético e regulação imunológica. Com Hy-D®, há uma atuação mais rápida e eficiente da forma ativa da vitamina D3 quando comparado aos suplementos comuns, ajudando a aumentar a produção de leite e a lucratividade dos produtores”, conta a médica-veterinária Verônica Lopes, coordenadora da categoria Gado de Leite da DSM no Brasil.

O uso do Hy-D® em vacas leiteiras garante um melhor metabolismo do cálcio e, assim, proporciona uma série de benefícios: melhora na imunidade e, consequentemente, redução de doenças, dá suporte ao crescimento e aumento da produção de leite e permite um balanço ideal de macrominerais no organismo, tendo impacto positivo também no meio ambiente por menor excreção. A tecnologia é destinada a todos os estágios de vida das vacas leiteiras. Inicialmente, o lançamento será direcionado para vacas em período pré-parto, quando os animais enfrentam maiores desafios relacionados a saúde, produção e longevidade. Em suma, os benefícios de Hy-D® na pecuária leiteira são: aumento da produção de leite, melhora da imunidade com redução de doenças e suporte ao crescimento.

Hy-D® chega para incrementar a linha Bovigold®, da marca Tortuga®, constituída por produtos que elevam a produção das vacas, inclusive as que já têm alto desempenho. São produtos com tecnologias que promovem o aumento da ingestão de matéria seca, melhor degradação de fibras, proteínas e amido e reduzem os transtornos metabólitos, resultando em mais saúde e produção de leite. “Os produtos da linha também têm uma tecnologia chamada Crina®, que é uma combinação de óleos essenciais que substitui os antibióticos na dieta dos animais. Com o uso desse ingrediente, além de produzir leite de forma mais sustentável por substituir o uso de antibióticos, o produtor tem benefícios sobre a produção de sólidos do leite”, explica Verônica, lembrando que há um reflexo em benefícios também para o consumidor final, uma vez que ajuda a garantir a alta qualidade do produto. “As soluções da linha Bovigold® aumentam a rentabilidade do produtor, pois dão suporte a uma maior produção de leite, e de maior qualidade, além da redução de incidência de doenças no rebanho”, completa.

Fonte: Assessoria de comunicação

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?