Realizada pela ABCZ em Uberaba (MG), terceira edição da feira será destaque do setor de 13 a 19 de outubro e ressaltará importância do melhoramento genético aplicado à cadeia produtiva de um dos alimentos mais consumidos mundo afora
Por Breno Cordeiro
Presente em mais de 98% dos municípios brasileiros, o leite desponta como um pilar da pecuária nacional e é o protagonista de uma cadeia produtiva em franco crescimento em todo o país. Esse protagonismo estará em evidência durante a terceira edição da ExpoLeite, feira totalmente dedicada à pecuária leiteira promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), de 13 a 19 de outubro.
Desde 29 de setembro, os pavilhões do Parque Fernando Costa já estão recebendo os animais que integram a edição deste ano da ExpoLeite. Organizada em formato indoor, moderno e predominante em eventos do setor leiteiro no Brasil e no exterior, a feira é uma realização da Diretoria de Pecuária Leiteira, criada pela ABCZ na gestão 2023-2025, liderada pelo Presidente Gabriel Garcia Cid.
Neste ano, a ExpoLeite traz novidades: em parceria com a ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), a feira será promovida juntamente à 25ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), multiplicando conexões, oportunidades e discussões técnicas sobre a pecuária de leite nacional e internacional.
“Essa parceria é muito importante. Desde o início da nossa gestão, criamos a ExpoLeite como a primeira feira da ABCZ voltada à cadeia do leite. Nesta terceira edição, em parceria com a ABCGIL, realizamos também a Nacional do Gir Leiteiro. Agradeço ao Presidente e à Diretoria da ABCGIL pelo apoio, e desejo sabedoria à nova gestão. Para a ABCZ, é essencial seguir ao lado do Gir Leiteiro e do trabalho sério da ABCGIL em prol dos associados”, comemora Gabriel.
Para Rodrigo Simões, Diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, a iniciativa integra uma estratégia importante para impulsionar não só as feiras, mas o setor como um todo.
“Essa parceria tem tudo para dar certo. Nosso objetivo é ampliar ao máximo as possibilidades, não só nas feiras, mas em todos os projetos ligados à raça. A ABCGIL sabe que pode contar com a ABCZ, e nós seguimos colaborando ativamente. O Presidente Gabriel sempre deu atenção especial às demandas do leite. Desde o início, apoiou a criação da Diretoria e me convidou para assumir essa responsabilidade na gestão. Estamos no caminho certo para construir grandes resultados juntos”, reforçou.
A terceira edição da ExpoLeite enfatiza a genética como força motriz de resultados cada vez mais promissores para a cadeia leiteira, ideia representada no tema deste ano – Zebu Leiteiro: genética que alimenta o mundo.
“Temos certeza de que os visitantes do Parque Fernando Costa se surpreenderão com os destaques da programação, que deixarão em evidência o crescimento constante da cadeia produtiva do leite e oferecerão atrações técnicas que reunirão as últimas tendências tecnológicas do setor, com presença de especialistas, criadores, acadêmicos, entre outros”, garante o Gerente de Melhoramento Genético do Leite da ABCZ, Rafael Guimarães Vizoná.
A programação da 3ª ExpoLeite contará com julgamentos das raças de aptidão leiteira, bem como o tradicional Concurso Leiteiro. Conheça a agenda completa em abcz.org.br/expoleite.
A ABCZ criou a ExpoLeite em 2023, ao perceber a necessidade de um evento dedicado integralmente à cadeia produtiva do leite brasileiro, levando em consideração os números impressionantes do setor.
O Brasil produz anualmente mais de 35,4 bilhões de litros de leite, consolidando o nosso país como o terceiro maior produtor em nível global. A pecuária leiteira está presente em 98% dos municípios nacionais.
Para contribuir para a evolução constante da cadeia produtiva, a ABCZ promove o PMGZ Leite, uma das modalidades do seu Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Com mais de 6 mil matrizes ativas, o PMGZ Leite já foi responsável por cerca de 1.159.014 controles leiteiros.
Os pavilhões do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), já começaram a receber os animais participantes da 3ª ExpoLeite. A fiscalização do Concurso Leiteiro terá início no dia 10 de outubro; as ordenhas do torneio serão iniciadas no dia 12 e se estendem até o dia 15, quando serão premiadas as campeãs. Já os julgamentos acontecem no decorrer da programação com encerramento no dia 18.
A 3ª ExpoLeite é organizada pela ABCZ, com patrocínios de CNA/Faemg/Senar, Neogen e Romancini. O café oficial da feira é o Dona Neném e a cerveja oficial é a Itaipava.