Artigo de Cesar Aleixo
Gerente de produtos Lácteos
Cargill Nutrição Animal
Operíodo de aleitamento e desmame das bezerras é reconhecidamente crítico, pois os animais passam de uma alimentação 100% líquida (leite) para outra 100% sólida (ração e volumoso), num período de tempo relativamente curto (2 a 3 meses). Esta transição deve ser feita gradativamente, na medida em que o consumo diário de leite não é alterado durante o período de aleitamento e, o consumo de alimento concentrado é estimulado.
Em função deste desafio, a mortalidade de bezerras nesta fase de vida (nascimento à desmama) é bastante expressiva, chegando a 8,4% num levantamento feito em 1811 fazendas nos Estados Unidos, pela National Animal Health Monitoring System (NAHMS), em 1996. As principais causas (75%) desta mortalidade foram diarréia (curso) e problemas respiratórios, sendo que somente a diarréia foi responsável por 60% das mortes nesta fase.
A diarreia ocorre quando o delicado equilíbrio entre o animal, o meio ambiente e os agentes etiológicos é rompido. As principais causas são os agentes infecciosos, como bactérias, vírus, protozoários e nutrição não apropriada.
A habilidade dos animais em controlar estes problemas, está relacionada com a extensão do estresse a que foram submetidos, sendo que as principais causas estressantes são:
nascimento em ambiente sem higiene compatível;
consumo inadequado de colostro nas primeiras 24 horas de vida;
administração de colostro de má qualidade;
fornecimento de sucedâneo de leite de má qualidade ou em quantidade acima do normal;
Presença de leite/sucedâneo no rúmen;
estabulação em ambientes sem higiene, com lotação exagerada e sem ventilação correta.