ExpoCariri 2025 deve gerar R$ 30 milhões em negócios

ExpoCariri 2025

Evento consolida Barbalha como polo agropecuário do Nordeste

A ExpoCariri 2025 começa nesta quinta-feira (30), no Campo Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha (CE). Em sua segunda edição, o evento segue até o dia 1º de novembro e deve movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios, reunindo mais de 50 mil visitantes durante os três dias de programação. Três vezes maior do que a edição anterior, a feira se consolida como um dos principais encontros do agronegócio nordestino, destacando a força produtiva e a diversidade da região do Cariri.

Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), em parceria com o Sebrae Ceará, Fiec, Banco do Nordeste, Governo do Ceará e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a ExpoCariri 2025 reúne mais de 170 expositores distribuídos em 170 estandes e quatro mega tendas de 1.500 m² cada. A estrutura ampliada reflete o crescimento do setor agropecuário no sul do estado e o fortalecimento do evento como vitrine de inovação, tecnologia e oportunidades de negócios.

Expansão da feira confirma o potencial do agro cearense

Para o presidente da Faec, Amílcar Silveira, o sucesso da ExpoCariri 2025 confirma o fortalecimento do agro da região e o interesse crescente de produtores e empresas em participar do evento. “Todos os espaços foram comercializados e tivemos fila de espera para expositores. A ExpoCariri tornou-se uma vitrine de inovação e negócios que tende a se firmar como a principal feira agropecuária do Ceará”, afirmou.

O evento será realizado em uma área de 10 hectares irrigados, com mostras de campo que apresentam cultivos de trigo, soja, algodão, milho, mandioca, girassol, sorgo, gergelim, palma forrageira e amendoim, entre outras culturas adaptadas às condições do semiárido. A demonstração das tecnologias e resultados obtidos pela pesquisa agropecuária local reforça o papel da feira como espaço de difusão de conhecimento e inovação.

Programação técnica valoriza inovação, mulheres e produtores

A programação da ExpoCariri 2025 é marcada por uma agenda técnica diversificada, com foco na capacitação e integração dos produtores da região. O cronograma inclui o I Simpósio de Bananicultura da Região do Cariri (30/10), o II Encontro de Mulheres do Agro (31/10) e o Encontro dos Produtores Rurais da Região do Cariri (1º/11).

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão acompanhar palestras técnicas, leilões de gado Nelore, exposição de plantas e máquinas agrícolas, além de um shopping de animais com destaque para a genética regional. Outro atrativo é a Copa de Marcha de Mangalarga Marchador, que promete reunir criadores e admiradores da raça.

A feira também oferece espaços dedicados à gastronomia regional, com produtos típicos do Ceará e apresentações culturais que valorizam a identidade do Cariri. Shows musicais diários integram a programação, proporcionando entretenimento e fortalecendo o caráter turístico do evento.

Feira fortalece parcerias e abre espaço para novos negócios

Mais do que um ponto de encontro entre produtores, empresas e instituições, a ExpoCariri 2025 se destaca como uma plataforma estratégica para fomentar parcerias comerciais, transferência de tecnologia e desenvolvimento regional. Com apoio de entidades como Faec, Sebrae e Embrapa, o evento busca aproximar o conhecimento técnico do produtor rural e promover o uso de soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade, produtividade e agregação de valor.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que os resultados superem as metas estabelecidas na primeira edição, atraindo investidores, empreendedores e representantes de diversos segmentos da cadeia produtiva agropecuária.

A feira se consolida, assim, como um dos maiores eventos do agronegócio nordestino, destacando a importância do Cariri cearense como nova fronteira de crescimento para o agro brasileiro.

Serviço
Evento: ExpoCariri 2025
Data: 30 de outubro a 1º de novembro
Horário: 8h às 21h
Local: Campo Experimental da Embrapa Algodão – Rodovia Otávio Sabino Dantas (Corredor dos Sabinos), km 4, Buriti, Barbalha (CE)

Assine a Regista Digital Balde Branco

Assine agora a revista digital Balde Branco e tenha acesso exclusivo a conteúdos de qualidade, reportagens especiais e informações que fazem a diferença para produtores, técnicos e profissionais do agro.

Posts Relacionados

Ordenha bem feita garante leite de qualidade

Por Redação Balde Branco Quando o assunto é qualidade do leite, poucos temas geram tanto impacto na rentabilidade e reputação das fazendas quanto a rotina de ordenha e a capacitação...

Conforto nas máquinas agrícolas impulsiona produtividade no campo

O conforto nas máquinas agrícolas tornou-se um dos principais fatores de evolução tecnológica no setor. Mais do que força e potência, os tratores e colheitadeiras modernos são projetados para oferecer...

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. Nesta sexta-feira (7), a entidade recebeu...