Fiemg discute desafios do cenário econômico do leite

No dia 26 de outubro, empresários e entidades representativas do setor de lácteos se reuniram no I Encontro Nacional do Setor Lácteo, realizado na sede da Fiemg-Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG. O evento, organizado pelo Silemg-Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais, foi desenvolvido com o objetivo de compartilhar desafios e boas práticas do segmento que possam contribuir para o seu crescimento e fortalecimento.

Dividido em dois módulos, o encontro discutiu temas inerentes ao cenário econômico enfrentado pelo setor – regulamentação, legislação, tecnologia e institucionais – e as ações realizadas para a promoção dos benefícios do leite e seus derivados.

Os desafios econômicos enfrentados pelo segmento, como o aumento das importações de lácteos, e as orientações da ANVISA sobre a rotulagem de produtos sem lactose foram os assuntos de maior repercussão durante o evento.  Assim como a continuidade e a ampliação das ações em prol da qualidade do alimento e sua promoção, e os novos estudos que reconhecem os benefícios do leite e seus derivados, principalmente, ao que se refere à alta qualidade das proteínas e do cálcio.

Ao final de cada rodada, especialistas e convidados compartilharam suas perspectivas e deram origem a um termo de compromisso que pautará as próximas ações do segmento.  Entre os pleitos estão: a solicitação de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilize dados sobre as indústrias do setor para a Embrapa, ajudando as empresas na tomada de decisão; e que as experiências de ações de estímulo ao consumo de leite e seus derivados sejam compartilhadas e influenciem o surgimento de novos projetos.

Para o presidente do Silemg, João Lúcio Barreto Carneiro, o encontro foi um passo importante para fortalecimento e união do setor lácteo. “Precisamos fortalecer o nosso setor e mostrar para todos o valor socioeconômico da cadeia do leite. Atualmente, a nossa cadeia produtiva é uma das que mais geram empregos e arrecadação para a economia nacional e, mesmo assim, ainda perdemos oportunidades em função da falta de informação”, afirmou ele.

Posts Relacionados

Piracanjuba oferece antecipação de recebíveis via WhatsApp

Ferramenta digital permite que parceiros da marca solicitem pagamento antecipado com mais autonomia e agilidade O Grupo Piracanjuba acaba de lançar uma nova funcionalidade voltada para os produtores de leite...

Raça holandesa é destaque na Expointer 2025

Estão abertas as inscrições para os criadores e produtores da raça holandesa interessados em participar dos concursos leiteiro e morfológico da 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a...

Adeus, companheiro de jornada

  Adeus, grande jornalista e querido amigo! Com grande consternação comunicamos o falecimento de Edson Lemos, que por 25 anos contribuiu com seu talento como repórter e fotógrafo para levar...