Gestão: Epamig disponibiliza aplicativo gratuito para gerenciamento de custos na atividade leiteira

 A ferramenta GERCAL, disponível para dispositivos Android, já conta com mais de mil downloads

O controle de custos na produção é um dos principais gargalos da pecuária leiteira. Com o objetivo de auxiliar nesta tarefa, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) desenvolveu e disponibiliza, o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (GERCAL). A ferramenta gratuita, disponível para dispositivos Android, já conta com mais de mil downloads.

Para facilitar a operação do aplicativo e o acesso a todas as funcionalidades, a EPAMIG publicou, recentemente, o Manual de uso do GERCAL. “A publicação, que traz ainda temas e conceitos básicos do controle de custos na atividade leiteira, será disponibilizada, de forma física, em eventos do segmento leiteiro, com presença da equipe do projeto GERCAL. Além disso, a versão digital está disponível para download no site da Livraria EPAMIG”, informa o economista Thiago Ladeira, desenvolvedor do aplicativo.

O pesquisador da EPAMIG Djalma Pelegrini, coordenador do projeto, acredita que o aplicativo é uma alternativa para pecuaristas que operam em pequena escala e que queiram iniciar o gerenciamento de custos. “O GERCAL é um aplicativo livre e gratuito. Tendo em vista que produtores de média e grande escala, em geral, já adotam algum tipo de ferramenta de gestão, acreditamos que o GERCAL possa ser utilizado por aqueles produtores que operam em pequena escala e que não utilizam nenhum tipo de software ou aplicativo para gestão das propriedades”.

IMG 9015 Gado scaled.jpg

Após a entrada dos dados cadastrais e financeiros e de informações sobre o rebanho, o sistema possibilita a compilação e a apresentação dos resultados por meio de um demonstrativo consolidado que possibilita ao produtor, gestor ou técnico interpretar o desempenho econômico-financeiro da propriedade.

“O relatório consolidado apresenta o somatório das receitas, das despesas e dos custos (operacional efetivo, depreciação, operacional total e custo unitário do leite), e a Margem Bruta e a Margem Líquida. E também se presta como instrumento muito útil para avaliação do desempenho técnico da propriedade, o que torna possível indicar intervenções no sistema de produção, caso seja necessário”, explica Thiago.

Atualmente, cerca de 100 produtores fazem uso regular do aplicativo como ferramenta contábil e de estimativa do custo de produção.

Posts Relacionados

Alta estreia Casa Alta na Agroleite 2025 com foco em genética e inovação

Com um novo espaço permanente de relacionamento e capacitação técnica, a Alta se firma como uma das protagonistas da Agroleite 2025, evento que acontece entre os dias 5 e 8...

Embrapa Gado de Leite anuncia novo chefe-geral e define diretrizes para os próximos dez anos

Com foco em pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento territorial, José Luiz Bellini assume a liderança da unidade em Juiz de Fora (MG) A Embrapa Gado de Leite, unidade da Empresa...

Selo de Pureza da ABCB garante autenticidade dos produtos à base de leite de búfala

Selo da ABCB certifica produtos 100% leite de búfala e fortalece confiança do consumidor Garantia de autenticidade e origem do leite de búfala A Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos...