Pequenos produtores rurais de Minas Gerais receberão gratuitamente doses de sêmen da raça Girolando para inseminação de seus rebanhos, contribuindo para o aumento da produção de leite e da renda das pequenas propriedades. Pela primeira vez, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando doou ao Programa Mais Genética mais de mil doses de sêmen de touros avaliados pelo Teste de Progênie do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

A segunda etapa da parceria entre a Girolando e o Mais Genética prevê o registro genealógico dos animais, filhos dos touros Girolando, nascidos nas fazendas assistidas. A inspeção dos rebanhos será feita por técnicos da Associação.
Em 2025, a Girolando distribuirá gratuitamente 8 mil doses de sêmen aos rebanhos colaboradores, localizados em várias regiões do Brasil, do Teste de Progênie. Várias entidades receberão as doses, dentre elas a Embrapa Gado de Leite, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) São João do Evangelista, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Também serão beneficiados produtores rurais de várias regiões. De acordo com o coordenador do PMGG Edivaldo Ferreira Júnior, o programa vem democratizando o uso dos touros Girolando, contribuindo para o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros.
Fonte: Girolando