Leilão da CCPR oferta bezerras com genética da EPAMIG no dia 27 de janeiro

Na oportunidade serão ofertados animais ½ sangue gir e ½ holandês produzidos com tecnologia genética da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais 

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) anunciou a alteração da data do 1º Leilão de Bezerras Girolando. O evento que estava previsto para esta terça-feira, 17 de dezembro,  acontecerá no dia 27 de janeiro de 2025. Na oportunidade serão ofertados animais ½ sangue gir e ½ holandês produzidos com tecnologia genética da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

 

O leilão online será realizado no site da MF Leilões. Os animais estão localizados em Sete Lagoas (MG) e há possibilidade de frete grátis para entregas com distância de até 100 km. O pagamento poderá ser realizado em até 30 parcelas (15 duplas) e mais informações podem ser obtidas por telefone (14) 99782-4748 (MF Leilões).

 

Genética EPAMIG

As bezerras foram geradas por fertilização in vitro (FIV), para garantir o padrão F1 (metade gir e metade holandês) difundido pela EPAMIG. Os animais foram produzidos pela EPAMIG e vendidos à CCPR.  Os embriões foram obtidos pela combinação de oócitos (células que dão origem aos óvulos) de fêmeas gir leiteiro e sémen de touros holandeses, altamente qualificados e selecionados.

“Os animais disponibilizados fazem parte de uma parceria entre a CCPR e a EPAMIG para melhorar a qualidade do rebanho mineiro, firmada há cerca de três anos. Esse é o primeiro lote colocado à venda e vai atender a produtores que queiram investir em fêmeas rústicas, com elevado desempenho e aptidão para a produção de leite”, afirma o consultor em Genética da CCPR, Byron Ladeira.

O zootecnista Clenderson Gonçalves, chefe da Assessoria de Negócios Tecnológicos da EPAMIG, explica que a Empresa tem investido na tecnologia da fertilização in vitro para aumentar a qualidade dos animais e garantir a reposição do rebanho leiteiro.

“Queremos o melhorar nosso rebanho experimental e gerar animais de qualidade para os produtores, contribuindo assim para o melhoramento do rebanho leiteiro de Minas Gerais”, afirma.

As fêmeas que fornecem os oócitos integram o Programa de Melhoramento Genético do Gado Gir Leiteiro, conduzido no Campo Experimental Getúlio Vargas da EPAMIG, em Uberaba. A Unidade é referência na pesquisa e seleção da raça. O trabalho, iniciado na década de 1940, contempla áreas de reprodução, produção e qualidade do leite, nutrição, alimentação e sanidade.

O objetivo das pesquisas em melhoramento é constituir um rebanho de alto valor genético. Nesse projeto específico a busca é pela manutenção de características como desempenho, produção de leite, rusticidade, longevidade e boa adaptação a sistemas de pastejo.

“Manter um rebanho F1 de elevada qualidade é difícil em qualquer propriedade. A fertilização in vitro é uma alternativa para garantir o padrão meio sangue, uma vez que a recria por cruzamento normal entre animais que já são girolando poderia gerar animais ¾ gir ou ¾ holandês” justifica Clenderson Gonçalves.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?