LEITE/CEPEA: Oferta em alta supera capacidade da demanda e pressiona cotações

Por Natália Grigol

Cepea, levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o preço do leite captado em julho fechou a R$ 2,6236/litro na “Média Brasil”, com quedas de 1,16% frente a junho/25 e de 8,42% em relação a julho/24, em termos reais (deflacionamento pelo IPCA de julho). A desvalorização no campo ocorre em função do aumento da produção e da dificuldade da demanda em absorver a oferta.

O ICAP-L (Índice de Captação do Leite) subiu quase 1% de junho para julho na “Média Brasil. Segundo dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a captação industrial de leite no Brasil alcançou 6,5 bilhões de litros no segundo trimestre de 2025, o que representaria um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, ainda que de forma modesta (0,1%), esta seria a primeira vez na série histórica que o segundo trimestre apresentaria aumento frente aos primeiros três meses – historicamente, o segundo trimestre coincide com a entressafra, quando normalmente há retração na produção.

Ainda segundo os resultados preliminares do IBGE, no acumulado do primeiro semestre, a produção de leite no Brasil formalizada somou 12,98 bilhões de litros, 6,2% acima da verificada em igual intervalo do ano passado, reforçando a tendência de crescimento observada desde o início de 2025.

Esse avanço na produção é explicado sobretudo pelos maiores investimentos dos produtores na atividade, devido a margens mais interessantes desde o segundo semestre do ano passado.Pesquisas do Cepea mostram um cenário de custos ainda controlados, com a relação de troca de leite por milho seguindo vantajosa ao pecuarista leiteiro – em junho, o produtor precisou de 25,74 litros para adquirir uma saca de 60 kg de milho, resultado abaixo da média dos últimos 12 meses (26,5 litros/saca), movimento que não era observado desde outubro/24.

Com o aumento da disponibilidade interna, de janeiro a julho de 2025, o volume de lácteos importados, em litros em equivalente leite, caiu cerca de 5% sobre o mesmo período do ano passado. Ainda assim, somou quase 1,3 bilhão de litros em equivalente leite, patamar considerado elevado pelos agentes do setor e que reforça a pressão no mercado doméstico.

Enquanto a disponibilidade (produção e importação) avança de forma consistente, o consumo não cresce na mesma intensidade e não consegue absorver a oferta, intensificando as quedas de preços ao longo da cadeia.

Indústrias continuam enfrentando pressão dos canais de distribuição quanto aos valores dos lácteos negociados. Em julho, o mercado de derivados seguiu registrando comportamentos distintos a depender do produto, com estabilidade para o UHT, desvalorização para o leite em pó e alta paramuçarela. Esses resultados evidenciam o momento delicado e a dificuldade dos laticínios em assegurar margem.

Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de julho/2025)

Fonte: Cepea-Esalq/USP.
Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Tabela 1. Preços líquidos nominais do leite cru captado em julho/25 nos estados que compõem a “Média Brasil”. Preços líquidos não contêm frete e impostos. Valores e variações nominais.

Captura de Tela 2025 09 01 as 14.06.53
Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Tabela 2. Preços líquidos nominais do leite cru captado em julho/25 nos estados que não estão incluídos na “Média Brasil”. Preços líquidos não contêm frete e impostos. Valores e variações nominais.

Captura de Tela 2025 09 01 as 14.07.02
Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Posts Relacionados

Lely inaugura sede em Carambeí e homenageia pioneiros

Lely investe em expansão na América Latina A multinacional holandesa Lely, referência mundial em automação para a pecuária leiteira, inaugurou nesta terça-feira (23) sua nova sede para a América Latina...

Embaixadora do Nordeste dá voz às mulheres no agro

Carminha Missio assume papel de embaixadora do Nordeste A produtora rural e empresária Carminha Gatto Missio foi anunciada como embaixadora da Região Nordeste no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio...

Cooperativas de Arapoti recebem homenagem na Câmara

Cooperativas de Arapoti são reconhecidas em sessão solene As cooperativas de Arapoti (PR) receberam uma homenagem especial da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). A sessão solene foi realizada em alusão...