Mato Grosso do Sul: produtora consegue autorização para comercializar queijos nacionalmente

 

ATeG Agroindústria, do Senar/MS, foi fundamental para que Sandra Medeiros atendesse padrões exigidos pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

 

A necessidade de reforçar as finanças da família e se recolocar profissionalmente levou a produtora rural Sandra Medeiros a apostar em um novo desafio: abrir uma queijaria. Com coragem e o suporte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria do Senar/MS, ela superou as barreiras do mercado. Hoje, a queijaria de Bandeirantes possui a formalização pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permite a comercialização em todo o Brasil.

 

“Tudo isso foi com ajuda do Senar que foi me instruindo e mostrando os caminhos a seguir para se encaixar nos padrões exigidos pelo mercado. Muitas vezes pensamos que é uma barreira ou que é ruim ter a formalização, mas para mim foi a melhor coisa do mundo que a ATeG proporcionou”, conta a produtora.

 

Essa é a história do Transformando Vidas de hoje, confira:

 

O SISBI busca padronizar as práticas de inspeção de produtos de origem animal, no intuito de garantir a segurança e qualidade. Empresas que possuem o selo, assim como a Queijaria Farm Taste de Sandra, podem vender produtos para fora dos municípios e estados de origem, diferente daquelas que não o possuem.

 

“É uma vitória. Eu comecei em uma salinha no fundo da propriedade, sonhando em reformar tudo para ter a queijaria. A gente ordenhava o leite e eu leva os tambores para lá e produzia os queijos. Eu incorporei meu papel mesmo e comecei a fabricar, falando que ia fazer e ia dar conta”, relembra Sandra.

 

As viagens técnicas realizadas pelo Senar/MS também foram fundamentais para o crescimento do negócio. “As dificuldades foram tantas que eu pensava em desistir em vários momentos. Era insegura, às vezes nem eu acreditava no meu produto. O convite feito para conhecer produtos em Minas Gerais e São Paulo me deu ânimo e me fez entender que eu tinha bons queijos, poderia inovar e seguir adiante”, comenta.

Imagem

Sandra que há doze anos vivia no mundo urbano, hoje deixa legado na Estância Shalom, onde está a queijaria. Os filhos de 11 e 8 anos sempre estão ao lado da mãe em um processo de constante aprendizado.

“Eu quero mostrar os valores da extrema importância do trabalho e da vida no campo. Talvez não seja a escolha deles futuramente, mas estou passando princípios a eles”, finaliza.

ATeG Agroindústria – Sandra Medeiros, da Queijaria Farm Taste, é atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria do Senar/MS. A cadeia constitui uma importante alternativa na geração de emprego, sucessão familiar e renda no meio rural. Os técnicos acompanham os empreendedores ao longo do processo, desde a produção até a comercialização.

ATeG – A Assistência Técnica e Gerencial, ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio. Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.

Fonte: CNA

 

A Revista Balde Branco está concorrendo ao Troféu Agroleite 2025!

O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Cooperativa Castrolanda e uma das premiações mais importantes do setor leiteiro nacional, reconhecendo empresas e marcas que se destacam em desempenho, inovação e contribuição para a cadeia produtiva do leite.

📚 Com 60 anos de história e sendo uma publicação impressa e digital especializada na pecuária leiteira em circulação por todo Brasil e exterior, a Revista Balde Branco está concorrendo na categoria MíDIA e contamos com seu voto.

👨‍🌾 São seis décadas de compromisso com a informação de qualidade, sempre ao lado do produtor rural, promovendo conhecimento e fortalecendo o setor leiteiro nacional.

🗳️ Como votar:
✅ Baixe o app “Meu Agroleite” na loja Google Play ou App Store
✅ Acesse o app e clique no banner do Troféu Agroleite 2025
✅ Preencha seus dados
✅ Na categoria “Mídia”, selecione Revista Balde Branco
✅ Valide o Recaptcha
✅ Pronto! Seu voto está confirmado 🙌

📅 As votações vão até 15/06 e são únicas por CPF. Participe e ajude a valorizar quem há décadas informa e fortalece o campo!

📲 Baixe o aplicativo:

•⁠ ⁠👾 Google Play (Android): https://acesse.one/7GBB5

•⁠ ⁠🍎 App Store (iOS): https://acesse.one/R58K3

AGRADECEMOS PELO APOIO

EQUIPE BALDE BRANCO