MSD Saúde Animal lança aditivo alimentar em pó contra diarreia infecciosa em bezerras

Produto marca a ampliação do portfólio da empresa na unidade de Ruminantes; além de vacinas, medicamentos e soluções tecnológicas, agora a empresa entra para o mercado de aditivos

Acaba de chegar ao mercado o primeiro aditivo alimentar em pó da MSD Saúde Animal no setor pecuário, o Phagein. O produto exclusivo foi elaborado para prevenir a diarreia infecciosa em bezerras causada pelas bactérias E. coli e Salmonella spp., impactando positivamente o desenvolvimento e a qualidade de vida dos animais, além de possibilitar o uso racional de antimicrobianos. Administrado via oral, o aditivo deve ser misturado diretamente no leite ou na água, garantindo facilidade no tratamento.
 

“É uma solução prática e que auxilia na prevenção contra os principais agentes causadores de diarreia neonatal, gerando mais bem-estar e produtividade. Ainda, quando associada aos demais produtos do nosso portfólio, permite uma proteção completa. É uma grande inovação para a empresa e estamos muito felizes em apresentar aos produtores de leite”, destaca o médico-veterinário Rafael Luiz, gerente de mercado de Gado de Leite na MSD Saúde Animal.

A diarreia infecciosa está entre as principais enfermidades que acometem as bezerras, fase que requer um olhar cuidadoso, já que elas ainda não têm o sistema imunológico totalmente preparado, ficando mais predispostas a doenças. Rafael explica que é uma etapa de alto risco financeiro para o produtor, justamente por ser um período com elevadas taxas de morbidade e mortalidade, e um desafio dessa fase é que os animais tendem a esconder os sinais clínicos. “Por isso, é fundamental minimizar a incidência de doenças e mortalidade nos primeiros três meses de vida do animal, e o Phagein chega para somar à criação de bezerras.”
 

Também é importante compreender, segundo a médica-veterinária Vanessa Masson, gerente técnica da unidade de negócios de Ruminantes, que doenças como diarreia não afetam apenas a fase inicial da vida, mas também influenciam o desempenho futuro da bezerra. “Quando sofrem de diarreia, as bezerras têm maior risco de mortalidade precoce, além de menor desempenho e maior idade ao primeiro parto. Pontos que impactam diretamente o bem-estar animal, a produtividade e a rentabilidade dessa cadeia”, afirma.
 

Estudo realizado sobre a Duração da diarreia e resultados de desempenho de bezerros leiteiros pré-desmamados suplementados com bacteriófago constatou que o fornecimento contínuo de aditivo na dieta líquida diminui a duração da diarreia e, consequentemente, aumenta o ganho de peso das bezerras durante o período de lactação. Esses dados reforçam a importância do aditivo alimentar, e o lançamento da MSD Saúde Animal ainda integra o Programa Primeiros Passos, plataforma que reúne uma completa seleção de produtos e soluções para garantir que as bezerras recebam o cuidado necessário desde o início.
 

Afinal, a associação de produtos inovadores e de alta qualidade a um calendário vacinal adequado e boas práticas de manejo, como o correto treinamento da mão de obra, para que os profissionais saibam cuidar das especificidades das bezerras, limpeza e higienização das estruturas, fornecimento de um colostro de qualidade e na quantidade correta, acesso à água limpa e fresca e adequada separação de lote, para não misturar animais com idades diferentes, permite uma produção rentável e com satisfatórios índices zootécnicos.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?