PEC Nordeste 2025 deve movimentar R$ 150 mi em negócios e atrair 100 mil visitantes

Evento será realizado de 5 a 7 de junho, em Fortaleza (CE), contará com Concurso Leiteiro, seminários técnico-científicos, mais de 1.400 estandes de exposição, além de outras atrações

Consolidado como o maior evento do agro do Norte e Nordeste, o PEC Nordeste 2025 — que será realizado de 5 a 7 de junho, no Centro de Eventos do Ceará — deverá movimentar cerca de R\$ 150 milhões em negócios. Essa é a estimativa do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, que espera um público de 100 mil pessoas durante os três dias de evento.

A feira reunirá mais de 600 empresas e instituições, distribuídas em aproximadamente 1.400 estandes de exposição. Os seminários técnico-científicos, que abrangem mais de 15 segmentos do agronegócio, já contam com mais de 10 mil inscritos. Além disso, são esperadas 200 caravanas de produtores rurais, vindas do interior do Ceará e de outros estados.

“Este não será apenas o maior PEC Nordeste da história. Será o maior evento já realizado no Centro de Eventos do Ceará — e, certamente, um dos maiores eventos indoor do Brasil”, afirma Amílcar Silveira. “Essa é a maior demonstração da força do agronegócio cearense.” A edição de 2025 ocupará uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.

A cerimônia de abertura, marcada para quinta-feira, dia 5, contará com a presença do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula; e do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, entre outras autoridades. O encerramento da solenidade será marcado por um show da cantora Roberta Miranda.

Novidades para 2025
Entre as principais novidades do PEC Nordeste 2025, destacam-se a “Feira dos Municípios” e o “Concurso Leiteiro”. A “Feira dos Municípios” reunirá mais de 30 prefeituras cearenses, que terão a oportunidade de expor e comercializar produtos locais em diversos segmentos, como agricultura, pecuária, agroindústria e artesanato.

Já o “Concurso Leiteiro” — que será o maior do Brasil — contará com a participação de cerca de 100 vacas leiteiras, que produzirão aproximadamente 4 mil litros de leite por dia. A competição será realizada em um espaço dedicado no estacionamento do Centro de Eventos, que passará por adaptações para abrigar a atividade, recebendo produtores de vários estados do Nordeste.

Além dessas novidades, o PEC Nordeste 2025 contará com espaços tradicionais, como a “Expocamarão”, voltada à carcinicultura, o “Mundo Somoscoop”, dedicado à agricultura familiar e às cooperativas, e o “Espaço PET”, dedicado a animais de estimação. O evento também será palco de encontros importantes, como o “Encontro das Mulheres do Agro”, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, e o “Encontro de Jovens do Agro”, que reunirá mil jovens produtores rurais.

O PEC Nordeste é uma realização do Sistema Faec/Senar, em parceria com o Sebrae Ceará.

Serviço — PEC Nordeste 2025
Datas: 5, 6 e 7 de junho de 2025
Local: Centro de Eventos do Ceará
Entrada para a feira: Gratuita
Mais informações: https://pecnordeste.com.br

Fonte: Sistema Faec/Senar

Posts Relacionados

Fazenda mineira aposta em monitoramento animal para controlar estresse térmico

Há pouco mais de dois anos, a Fazenda Barreiro, localizada em Ilicínea, Minas Gerais, adotou o sistema de monitoramento para alcançar melhor eficiência, aprimorando os controles de sanidade e reprodução....

Websérie da Massey Ferguson celebra histórias reais que inspiram o agro brasileiro

A Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, apresenta a websérie “Quem Acredita Escolhe Colher Mais”, que retrata histórias de agricultores e mostra como a mecanização tem promovido mais autonomia...

ASBRAM empossa nova diretoria em fevereiro e reforça transparência para parceiros

coesão e o entrosamento entre as equipes das cem corporações que compõem o quadro da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM). Esse foi o objetivo cumprido pelos executivos...