Pneumonia: prevenção pode evitar muitos danos ao rebanho

SANIDADE

Pneumonia

Prevenção pode evitar muitos danos ao rebanho

A pneumonia é uma doença severa e comum no Brasil, e que afeta diretamente na produtividade das fazendas, sendo importante sua identificação rápida e tratamento eficiente para garantir a recuperação dos bovinos e a sustentabilidade da produção

Gisele Dela Ricci*

A pneumonia, também conhecida como doença respiratória bovina (DRB), acomete bovinos de leite e corte de todas as idades, com ocorrência acentuada em épocas secas do ano. É considerada uma doença que pode ser desencadeada por vários fatores, como alterações no ambiente, manejo, estresse, alta taxa de lotação, transporte, dieta que compromete o sistema imunológico, permitindo a ação de agentes infecciosos, como bactérias e vírus.

Segundo mostra a literatura sobre a doença, comumente consideram-se algumas diferentes causas relacionadas a ela durante a vida dos bovinos: vírus, bactérias, parasitas pulmonares, corpos estranhos, substâncias químicas e processos congestivos.

Com relação às demais enfermidades que afetam o sistema respiratório, a pneumonia tem grande impacto na saúde dos bezerros e bovinos adultos, uma vez que causa inflamação do pulmão. Em muitos casos, o animal não apresenta sintomas específicos, daí ser necessário a atenção a sintomas como boca entreaberta, que indica dificuldade em respirar, tosse e frequência respiratória superior a 40 movimentos respiratórios por minuto.

Com relação ao acometimento das categorias animais, os bezerros são os mais afetados pela doença, uma vez que nascem com baixa imunidade e necessitam adquiri-la por meio do colostro. Deste modo, como sua imunidade não é completamente desenvolvida, têm alta suscetibilidade aos agentes causadores de pneumonia. Nos bezerros, a forma mais comum da pneumonia é a enzoótica, que se define por ser uma doença de determinada localidade ou constantemente presente nela. Uma série de fatores, como variações de temperatura, baixa umidade relativa, falhas de manejo da cura do umbigo, entre outras enfermidades, como as diarreias, reduzem a defesa dos animais, deixando-os mais vulneráveis aos agentes patológicos.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?