Projeto visa preservar biodiversidade dos queijos mineiros

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) aprovou um projeto estratégico para catalogar e estudar os microrganismos presentes no Queijo Minas Artesanal. O trabalho, coordenado pelo pesquisador Daniel Arantes Pereira, busca criar uma Coleção Microbiológica dos Queijos Artesanais Mineiros (CMQAM).

A coleção, também chamada de “Queijoteca Artesanal”, será armazenada no Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais da EPAMIG, em São João del Rei, e reunirá microrganismos do fermento natural conhecido como pingo, essencial para a produção tradicional dos queijos artesanais mineiros.

“A pesquisa vai investigar a fundo o pingo, ingrediente da produção artesanal que guarda uma complexa diversidade de microrganismos e influencia diretamente o sabor, a segurança e a identidade dos queijos”, afirma Daniel Arantes.

WhatsApp Image 2025 03 25 at 11.59.20
A pesquisa vai analisar condições de preservação do pingo nas queijarias e o seu o papel na maturação e na qualidade dos queijos – Foto Daniel Arantes EPAMIG

Além de analisar as melhores condições de preservação do pingo nas queijarias e o seu o papel na maturação e na qualidade dos queijos em diferentes regiões produtoras, o projeto vai isolar e estudar as bactérias ácido-láticas. O resultado será a formação de um acervo vivo do queijo mineiro, que terá a função de fornecer informações sobre classificação taxonômica, origem geográfica e potenciais usos biotecnológicos.

“A coleção também desempenhará um papel importante na preservação da biodiversidade e do patrimônio genético, uma vez que muitas das espécies encontradas no pingo ainda não foram plenamente estudadas e podem estar ameaçadas por mudanças climáticas e outras pressões ambientais”, destaca o pesquisador da EPAMIG.

Queijos Artesanais Foto Daniel Arantes

O projeto se dedica também ao estudo da maturação controlada dos queijos, uma prática crescente entre os produtores que buscam melhorar a qualidade e a consistência de seus produtos.

“Esta parte do trabalho visa fornecer fundamentos científicos para compreender como as variáveis de temperatura, umidade e ventilação da sala de maturação afetam a microbiota do queijo. Esse conhecimento é essencial para criar condições ideais e garantir que os queijos possuam características sensoriais de sabor e textura desejadas, mantendo a segurança alimentar”, explica Daniel.

O projeto, denominado “Estudo do fermento endógeno dos Queijos Artesanais em Minas Gerais: do uso empírico ao conhecimento científico e tecnológico” é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e conta com recursos de R$2 milhões.

A proposta de pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais (RMQA) e conta com a parceria de pesquisadores dos institutos federais de Minas Gerais (IFMG) e do Sul de Minas, das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), São João del-Rei (UFSJ), Lavras (UFLA), Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes, Unifor, Ital (SP) e Universidade do Minho (Portugal).

“O trabalho incluirá intercâmbio de conhecimentos com o pesquisador Nelson Lima, da Universidade do Minho (Portugal), que foi presidente da European Culture Collections’ Organization (ECCO), além de visitas técnicas às regiões produtoras de queijos artesanais no Brasil e em Portugal”, declara subcoordenadora do projeto, Fabiana Couto, pesquisadora do IFMG e da RMQA.

Fonte: Epamig

Posts Relacionados

Lely inaugura sede em Carambeí e homenageia pioneiros

Lely investe em expansão na América Latina A multinacional holandesa Lely, referência mundial em automação para a pecuária leiteira, inaugurou nesta terça-feira (23) sua nova sede para a América Latina...

Embaixadora do Nordeste dá voz às mulheres no agro

Carminha Missio assume papel de embaixadora do Nordeste A produtora rural e empresária Carminha Gatto Missio foi anunciada como embaixadora da Região Nordeste no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio...

Cooperativas de Arapoti recebem homenagem na Câmara

Cooperativas de Arapoti são reconhecidas em sessão solene As cooperativas de Arapoti (PR) receberam uma homenagem especial da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). A sessão solene foi realizada em alusão...