A cada dia há inovações e incentivos para cobrir as perdas ou danos nas fazendas
SEGURO RURAL
Proteção contra perdas e danos
na propriedade leiteira
Há diversos tipos de cobertura no mercado de seguro rural, o que faz com que cada vez mais produtores optem pela contratação. Especialistas falam sobre a importância dessa ferramenta de redução de prejuízos
Erick Henrique
A atividade agropecuária, muito provavelmente, é um dos setores econômicos com os maiores níveis de incerteza quanto aos seus resultados. Isso ocorre por causa da ocorrência de eventos adversos, naturais ou não, o que pode gerar consideráveis perdas na produção, como quebras de safra, mortalidade de animais, incêndios, roubos e furtos de maquinários e instalações destruídas por tempestades, dentre outras situações. Visando minimizar as consequências dessas ocorrências, os produtores estão se valendo do seguro rural.
Em videoconferência recentemente realizada pelo Ministério da Agricultura, para apresentar os produtos disponíveis para a pecuária de leite e de corte, dentro do projeto Monitor do Seguro Rural, a pasta informou que, em 2020, registrou 1.722 apólices contratadas dentro do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Trata-se de um programa desenvolvido e operacionalizado pelo Ministério da Agricultura e que tem como objetivo subvencionar o prêmio do seguro rural, ou seja, o valor pago pelo produtor na hora da contratação. Em outras palavras, o governo paga diretamente às seguradoras uma parte do valor cobrado junto aos produtores rurais, que, no caso da pecuária (tanto corte quanto de leite), é de 40%.