Por Chelsea Schossow, Especialista em Nutrição Animal
Não conseguimos mensurar o número de artigos que existem sobre a importância do colostro para uma bezerra recém-nascida. Frequentemente ouvimos falar em qualidade, quantidade, tempo e sanidade do colostro. No entanto, o que às vezes é esquecido são os mitos comuns associados ao colostro.
Vamos esclarecer algumas dúvidas que ainda confundem os criadores, com base nos 7 maiores mitos sobre o tema:
Mito 1: IgG é o único ingrediente benéfico no colostro.
Sim, as IgGs protegem os bezerros até desenvolverem sua própria imunidade. No entanto, o colostro contém vários compostos imunes e de crescimento, além de proteínas, gordura, vitaminas, minerais e aminoácidos que são vitais para o desenvolvimento digestivo inicial do bezerro.
Mito 2: A mistura do colostro de todas as vacas frescas melhora a qualidade geral.
A realidade é que, ao misturar o colostro, é muito fácil transmitir doenças, incluindo o vírus da leucemia bovina, para vários animais em vez de um ou dois. Além disso, o “pool” geralmente enfatiza demais o colostro de baixa qualidade com seu alto volume e baixa concentração de anticorpos.
Mito 3: Quanto mais grosso o colostro, melhor.
A concentração de IgG não pode ser determinada visualmente, e mesmo que duas amostras de colostro de vacas diferentes na mesma fazenda pareçam idênticas, sua concentração de IgG pode variar significativamente. Para realmente saber se o colostro é de boa qualidade, ele deve ser avaliado. Leituras no refratômetro de Brix acima de 22% são consideradas de boa qualidade para alimentar recém-nascidos para transferência passiva bem-sucedida quando alimentados com a quantidade correta.
Mito 4: Todos os substitutos de colostro são iguais.
Quando uma vaca não produz colostro suficiente e não há nenhum armazenado, ir à casa agropecuária local geralmente é a solução. No entanto, é importante saber a diferença entre um substituto do colostro e um suplemento de colostro. Os suplementos geralmente são feitos a partir de colostro ou soro de leite e contêm 40 a 60 gramas de IgG por dose; eles são usados em adição ao colostro ordenhado quando a vaca não produz o suficiente para o bezerro. É importante considerar se o colostro ordenhado é de baixa qualidade. Mesmo com a adição do suplemento, o bezerro não terá uma transferência passiva eficaz. Os substitutos contêm entre 100 e 150 gramas de IgG por dose, a concentração ideal para uma bezerra recém-nascida. As substituições são usadas quando o colostro não está disponível para a recém-nascida.
Mito 5: Como o colostro possui tantos anticorpos, ele é imune a bactérias ambientais.
O colostro não é apenas nutritivo para a criação, mas também cria um excelente ambiente para as bactérias prosperarem. Armazenar adequadamente o colostro em recipientes limpos e higienizados e resfriá-lo rapidamente ajudará a impedir que as bactérias se alimentem dos nutrientes do colostro, que serão ingeridos pelo bezerro.
Mito 6: O colostro de novilhas deve ser descartado.
É verdade que as novilhas tendem a produzir menos colostro, mas a qualidade é geralmente aceitável. Além disso, a maioria dos rebanhos geralmente não possui vacas velhas o suficiente para fornecer colostro suficiente para alimentar todos os bezerros nascidos.
Mito 7: A melhor e mais rápida maneira de descongelar o colostro é em água muito quente.
Sim, esta pode ser a maneira mais rápida de preparar o colostro congelado para uma bezerra, no entanto, a água muito quente é inimiga dos anticorpos. Água acima de 60 ° C irá cozinhar e destruir os anticorpos necessários para o bezerro. É melhor descongelar o colostro congelado em banho-maria com água a 55 ° C lentamente.
O importante é sempre lembrar que o objetivo é criar um bezerro saudável para funcionar como substituto do rebanho. Frequentemente, os criadores ficam tão envolvidos com o cenário geral que esquecem do básico. Vale a todos reavaliar seu manejo e protocolos de colostro, e reconsiderar alguns desses mitos que surgiram na última década. (Fonte: Alta Genetics)
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Cooperativa Castrolanda e uma das premiações mais importantes do setor leiteiro nacional, reconhecendo empresas e marcas que se destacam em desempenho, inovação e contribuição para a cadeia produtiva do leite.
📚 Com 60 anos de história e sendo uma publicação impressa e digital especializada na pecuária leiteira em circulação por todo Brasil e exterior, a Revista Balde Branco está concorrendo na categoria MíDIA e contamos com seu voto.
👨🌾 São seis décadas de compromisso com a informação de qualidade, sempre ao lado do produtor rural, promovendo conhecimento e fortalecendo o setor leiteiro nacional.
🗳️ Como votar:
✅ Baixe o app “Meu Agroleite” na loja Google Play ou App Store
✅ Acesse o app e clique no banner do Troféu Agroleite 2025
✅ Preencha seus dados
✅ Na categoria “Mídia”, selecione Revista Balde Branco
✅ Valide o Recaptcha
✅ Pronto! Seu voto está confirmado 🙌
📅 As votações vão até 15/06 e são únicas por CPF. Participe e ajude a valorizar quem há décadas informa e fortalece o campo!
📲 Baixe o aplicativo:
• 👾 Google Play (Android): https://acesse.one/7GBB5
• 🍎 App Store (iOS): https://acesse.one/R58K3
AGRADECEMOS PELO APOIO
EQUIPE BALDE BRANCO