Os queijos da Serra do Bálsamo também chamam a atenção de quem passa pelo Pavilhão da Agricultura Familiar. Vencedores de vários prêmios nacionais e internacionais. A exposição segue até sexta-feira, dia 11 de abril
O espaço destinado à produção artesanal segue como uma firme tradição da Tecnoshow COMIGO. Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar e Artesanato, localizado ao lado do Pavilhão 2, reúne 25 estandes com itens produzidos de forma artesanal em diversas regiões do estado e do Brasil, como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina. Com o tema “Gerações do Agro”, a feira é realizada entre 7 e 11 de abril no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO), e espera receber cerca de 150 mil visitantes nos cinco dias de evento.
Segundo a coordenadora comercial da Tecnoshow, Mariluce Siqueira, nessa edição, além dos expositores individuais, estão presentes no pavilhão a Associação de Artesãos Mãos de Rio Verde (AMARV), a ACAFA, uma associação de agricultores e artesãos de Santa Vitória, em Minas Gerais, e a Associação de Sacramento de Artesãos, Artistas e Gastronomia Típica (ASAA). “Já rodei o Brasil em várias feiras agro, mas esse é um evento diferenciado. Aqui há muito respeito pelo artesão, um público muito dinâmico e as vendas são surpreendentes”, resumiu o expositor José Divino Camargo, que trouxe de Goiás Velho (a quase 300 km de Rio Verde), panelas e vasos de barro, entre outros itens do mesmo material. “São peças que representam o artesanato ‘raiz’ da minha cidade e do estado”, complementa.
Diretamente de Aparecida do Rio Doce, a 70 km da cidade onde a feira é realizada, Ângela Batista, da marca Entre Linhas e Pincéis, trouxe itens customizados em gesso e MDF, além de pinturas em tecido, como panos de prato e jogo americano. “Trabalho com artesanato há 30 anos, mas sempre me atualizo sobre as últimas tendências e o que está na moda. Convido a todos para virem ao nosso espaço”, reforçou a artesã, que participa do evento há seis anos.
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) também realiza a tradicional Feira da Agricultura Familiar no estande da instituição durante a Tecnoshow 2025. Cerca de 20 agricultores previamente selecionados, assistidos pela agência, estarão presentes comercializando seus produtos, que vão de alimentos até peças artesanais.
Programação inédita
A Emater preparou uma programação inédita com serviços, atendimentos e inovação para o homem do campo. Em parceria com a Rede ILPF, está proporcionando uma experiência interativa com tecnologia que permite fazer tour em realidade virtual por fazenda que utiliza sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Outro destaque é a Agroindústria, espaço criado em parceria com o Grupo Cesar, onde serão realizados diversos cursos para produtores. Dentre os temas das capacitações estão panificação com mel, processamento de leite, doces cristalizados, entre outros.
“A Tecnoshow é uma oportunidade única para mostrar ao grande público o trabalho que a Emater Goiás realiza em todo o estado. Neste ano, além da feira da agricultura familiar, vamos levar cursos, palestras, capacitações e uma experiência imersiva de realidade virtual que permite conhecer as vantagens do sistema ILPF”, destaca o presidente da Emater, Rafael Gouveia.