Resfriar as vacas é coisa muito séria!

Dentre os maiores desafios está a gestão do processo com a elaboração de protocolos para orientação da rotina dos funcionários (Luiz H. Pitombo)

 

Em propriedades profissionalizadas,  com boa administração, que zelam pela alimentação de seus animais, que fazem duas ordenhas e utilizam inseminação artificial, um dos melhores retornos que se pode obter com os recursos aplicados vem do resfriamento das vacas secas no pré-parto e das vacas em lactação. É possível, por vezes, dobrar a margem de lucro por animal.

Uma pessoa comum produz o calor equivalente a uma lâmpada de 100 watts, enquanto que numa vaca seca esse número vai para nove lâmpadas e para uma vaca em lactação sobe para 18. Com este animal sob o sol o número equivalente de lâmpadas estoura para 36 e o simples movimento de se colocar esta vaca na sombra sua produção poderá se elevar entre 1,4 litros a 4,1 litros de leite/dia.

Esta sensibilidade ao calor está muito mais atrelada ao nível de produção do que à composição racial do animal. Assim, vacas de 30 litros de leite/dia começam a entrar em estresse térmico aos 19° C, enquanto as fêmeas rendendo 15 litros/dia esse linear vai para 21° a 23° C.

O estresse térmico é problema grave que afeta a produção, o sistema imunológico, a composição do leite e a reprodução. Pode levar animais à morte, como acontece em ondas de calor na Califórnia e no Texas, EUA, que apesar de serem produtores de leite muito bons, cometem falhas nessa área. “Pelas informações que temos, tanto no Brasil como no exterior a quase totalidade das fazendas não resfriam adequadamente seus animais”, afirma Adriano Seddon, médico veterinário e pioneiro em compost barn no Brasil. Neste ano, associou-se ao pesquisador Israel Flamenbaum, referência mundial em resfriamento de vacas leiteiras, e criou a empresa de consultoria Cowcooling.

 


Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 659 (novembro/2019)

Posts Relacionados

Lely inaugura sede em Carambeí e homenageia pioneiros

Lely investe em expansão na América Latina A multinacional holandesa Lely, referência mundial em automação para a pecuária leiteira, inaugurou nesta terça-feira (23) sua nova sede para a América Latina...

Embaixadora do Nordeste dá voz às mulheres no agro

Carminha Missio assume papel de embaixadora do Nordeste A produtora rural e empresária Carminha Gatto Missio foi anunciada como embaixadora da Região Nordeste no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio...

Cooperativas de Arapoti recebem homenagem na Câmara

Cooperativas de Arapoti são reconhecidas em sessão solene As cooperativas de Arapoti (PR) receberam uma homenagem especial da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). A sessão solene foi realizada em alusão...