A safra  2016/17 de grãos está estimada em 222,9 milhões de toneladas, com um aumento de 19,5% ou 36,3 milhões de t.

Esses são os números anunciados pelo 6º levantamento da Conab-Companhia Nacional de Abastecimento, no último dia 9 de março. O crescimento se deve à recuperação da produtividade média das culturas, agora livres da influência das más condições climáticas da safra passada, e ao aumento de área. A previsão é de ampliação de 2,8% na área total em relação à safra anterior, podendo chegar a 60 milhões de ha. Esse prognóstico de área inclui as culturas de segunda safra.

A soja projeta crescimento de 12,8% na produção, devendo atingir 107,6 milhões de t, com aumento de 12,2 milhões de t em relação à safra anterior e ampliação de 1,9% na área, que deve chegar a 33,9 milhões de ha. Já o milho total deve alcançar 89 milhões de t (33,7% superior a safra 2015/2016), com 29,3 milhões de t para a primeira safra e 59,7 milhões para a segunda. A área total do milho deve ser de 16,8 milhões de ha (5,3% acima da safra anterior). Juntos, milho e soja representam quase 90% do total de grãos produzido no país.

Minas Gerais mantém expectativa de safra recorde de grãos de 13,8 milhões de toneladas. O volume a ser colhido é aproximadamente 17% maior que a safra anterior. A área plantada deve alcançar 4,1 milhões de ha. A produção mineira de milho está estimada em 7,9 milhões de t, com crescimento de 32,6% em relação à safra anterior. A área plantada com o grão deve abranger 1,2 milhões de ha (+6,3%) e a produtividade deve ser de 6.110 kg por ha (+24,7%).

O milho primeira safra tem estimativa de produção de 5,7 milhões de t, 11,6% superior ao ano passado, e área de 909,4 mil ha, registrando crescimento de 8,6%. O milho primeira safra é plantado, no estado, no período de outubro a dezembro e colhido entre os meses de fevereiro a junho. Nesta primeira safra, também conhecida como safra de verão, o grão ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que obteve 5,8 milhões de t.

Para o milho segunda safra, a estimativa de produção é de 2,1 milhões de t, registrando aumento é de 164,3% comparado à safra anterior e evidencia que essa será uma tendência para esta cultura. O plantio do grão na segunda safra é feito de janeiro a maio e colhido entre junho a setembro. “O milho contribui com 57,2 % da safra de grãos no estado e tem uma importância estratégica para a pecuária de leite e corte mineira, pois tem uma participação expressiva as formulações das rações e produção de silagens.

A Revista Balde Branco está concorrendo ao Troféu Agroleite 2025!

O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Cooperativa Castrolanda e uma das premiações mais importantes do setor leiteiro nacional, reconhecendo empresas e marcas que se destacam em desempenho, inovação e contribuição para a cadeia produtiva do leite.

📚 Com 60 anos de história e sendo uma publicação impressa e digital especializada na pecuária leiteira em circulação por todo Brasil e exterior, a Revista Balde Branco está concorrendo na categoria MíDIA e contamos com seu voto.

👨‍🌾 São seis décadas de compromisso com a informação de qualidade, sempre ao lado do produtor rural, promovendo conhecimento e fortalecendo o setor leiteiro nacional.

🗳️ Como votar:
✅ Baixe o app “Meu Agroleite” na loja Google Play ou App Store
✅ Acesse o app e clique no banner do Troféu Agroleite 2025
✅ Preencha seus dados
✅ Na categoria “Mídia”, selecione Revista Balde Branco
✅ Valide o Recaptcha
✅ Pronto! Seu voto está confirmado 🙌

📅 As votações vão até 15/06 e são únicas por CPF. Participe e ajude a valorizar quem há décadas informa e fortalece o campo!

📲 Baixe o aplicativo:

•⁠ ⁠👾 Google Play (Android): https://acesse.one/7GBB5

•⁠ ⁠🍎 App Store (iOS): https://acesse.one/R58K3

AGRADECEMOS PELO APOIO

EQUIPE BALDE BRANCO