Sustentabilidade: como a indústria de nutrição animal tem avançado?

Kemin adota tecnologias verdes e metas globais de redução de carbono para acelerar a sustentabilidade na produção de alimentos

 

A busca por processos mais sustentáveis e alinhados às demandas ambientais tem mobilizado diferentes setores da indústria. Na cadeia de produção animal empresas vêm adotando tecnologias verdes e investindo em ações para reduzir impactos, otimizar recursos e colaborar com metas globais de descarbonização.

Um exemplo desse movimento é a atuação da Kemin, fabricante global de ingredientes para nutrição animal, humana e agrícola. A companhia, presente em mais de 90 países, mantém um programa robusto de sustentabilidade, com foco na transição energética, redução de resíduos e emissões, além do desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes do ponto de vista ambiental.

“A sustentabilidade não pode ser apenas uma diretriz, mas uma prática diária. A indústria tem responsabilidade sobre as gerações atuais e futuras, e isso passa por rever processos, investir em tecnologias limpas e estimular uma cultura interna voltada para esse compromisso”, afirma Fernando Sá, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Kemin.

Em 2024, 62% da eletricidade consumida pelas fábricas da Kemin em todo o mundo era proveniente de fontes renováveis, como instalações solares locais, eólicas e hidroelétricas. O objetivo da empresa é continuar a conversão para energia renovável nos próximos anos, parte da nossa estratégia de curto prazo para atingir uma redução de emissões de 50% (Escopo 1+2) até 2030, rumo às aspirações de zero líquido para 2050. 

Além da transição energética, a empresa adota medidas como o monitoramento constante das emissões da frota interna, priorizando o uso de combustíveis de menor impacto ambiental. Também há um trabalho contínuo para aumentar a eficiência dos processos produtivos, com redução no consumo de água, redução da geração de resíduos e da emissão de gases de efeito estufa.

Compromissos monitorados e certificados

As metas ambientais da empresa são acompanhadas por certificações e auditorias externas. A Kemin integra plataformas como CDP, EcoVadis e Sedex, que monitoram critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) em escala global. A companhia também mantém parceria com o World Food Programme (WFP), maior agência humanitária do mundo dedicada ao combate à fome.

“O compromisso com a sustentabilidade não é isolado. Ele precisa ser validado, compartilhado e ampliado em toda a cadeia produtiva. Trabalhamos para que nossos esforços estejam alinhados às metas dos nossos clientes e dos desafios ambientais globais”, reforça Sá.

Para além das tecnologias e processos, a Kemin investe na formação de uma cultura corporativa alinhada à sustentabilidade. Treinamentos são aplicados a todos os colaboradores, de diferentes áreas, incentivando o desenvolvimento de projetos internos que tragam ganhos ambientais, como redução de consumo, reaproveitamento de materiais e gestão eficiente de recursos.

Na avaliação da companhia, alinhar desempenho produtivo e responsabilidade ambiental deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. “Estamos falando de um compromisso global, que exige ação conjunta da indústria, do campo e da sociedade. A meta é clara: reduzir emissões, proteger recursos naturais e colaborar efetivamente para um futuro mais sustentável”, conclui Sá.

Posts Relacionados

Ordenha bem feita garante leite de qualidade

Por Redação Balde Branco Quando o assunto é qualidade do leite, poucos temas geram tanto impacto na rentabilidade e reputação das fazendas quanto a rotina de ordenha e a capacitação...

Conforto nas máquinas agrícolas impulsiona produtividade no campo

O conforto nas máquinas agrícolas tornou-se um dos principais fatores de evolução tecnológica no setor. Mais do que força e potência, os tratores e colheitadeiras modernos são projetados para oferecer...

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. Nesta sexta-feira (7), a entidade recebeu...