O IMA incluiu os municípios de Ibertioga, Barbacena e Entre Rios de Minas na região produtora de QMA do Campo das Vertentes
POR FLÁVIO CHRISTO – Comunicação do Sistema FAEMG
Uma das mais fortes tradições mineiras, a produção de queijo Minas, recebeu o reforço de três cidades que, agora, passam a fazer parte da região produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA) do Campo das Vertentes.
Na última sexta-feira (19/7), foi realizado na Fazenda Maracujá, em Barbacena, um evento em celebração à assinatura da Portaria 2310 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que incluiu os municípios de Ibertioga, Barbacena e Entre Rios de Minas na região produtora de QMA do Campo das Vertentes. Durante cerimônia, o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, conversou com produtores e disse que esse era um sonho antigo na região, que agora se concretiza. “Me lembro que essa é uma luta antiga também do Sindicato Rural de Barbacena e hoje poder ver esse sonho se realizar é motivo de muita felicidade”, contou Renato.
Agora, a região produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA) do Campo das Vertentes passa a ser composta pelos seguintes municípios: Barbacena, Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes.
A portaria foi assinada depois de um pedido realizado pela Associação dos Produtores de Queijos Artesanais de Minas do Campo das Vertentes (AQMAV). A presidente da instituição, Teresa Boari, relembrou que foram muitos anos até que chegasse esse momento. “Aqui temos características únicas, pela forma de prensa, de salga, e a tradição produtora deste queijo que é tombado como patrimônio imaterial do IPHAN”, contou Teresa.