Veterinário como agente de saúde pública

CRMV-SP lança campanha que ressalta a importância do médico veterinário para a saúde animal, humana e ambiental

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo está lançando a campanha “Saúde é uma só”, que visa mostrar à sociedade a importância do profissional para a saúde dos animais, do meio ambiente e do próprio ser humano. A campanha aproveita a data do Dia do Médico-Veterinário, celebrada no último dia 9 de setembro, para veicular uma série de peças que mostram dados de doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, as chamadas zoonoses.

O cuidado com a saúde na relação entre animais, o meio ambiente e o ser humano ganhou relevância nas últimas décadas com o aumento do comércio internacional e do fluxo de pessoas pelo mundo, o que fez com que agentes causadores de doenças se estabelecessem em áreas desprotegidas. A Organização Mundial da Saúde aponta que 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, como é o caso da zyka, leptospirose, raiva, leishmaniose, brucelose, dengue, entre outras. Ao longo das três últimas décadas, 75% das novas doenças emergentes em humanos foram zoonoses.

Estes números atestam a importância do médico-veterinário no planejamento e execução de políticas de saúde pública, trabalhando na prevenção e controle de enfermidades diretamente com a população, o que tem colocado os profissionais da área como parte integrante dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes municipais multidisciplinares formadas para atender à população em questões de vigilância em saúde, sanitárias e ambientais.

“Logo no início da atuação dos médicos-veterinários nos NASF foi mais difícil de fazer a população entender a importância da nossa participação”, avalia a Dra. Eukira Enilde Monzani, primeira médica-veterinária a ingressar em um NASF no Estado de São Paulo. “Mas hoje nossa participação já é bem mais integrada, com visitas regulares aos domicílios, conscientizando a população dos problemas gerados pelo ambiente ou pelo contato com animais”, complementa.

De acordo com o último dado do Ministério da Saúde, referente ao ano de 2016, há 4.320 NASFs, presentes em 3.400 municípios do País e compostos por mais de 25.319 profissionais. Entretanto, são 114 médicos-veterinários atuando em 19 estados brasileiros buscando garantir cada vez a Saúde Única como um direito de todos os cidadãos.

Posts Relacionados

Caravana Giro do Leite participa da 48ª Festa do Leite de Batatais

Laboratório Móvel levará análises, orientação técnica e troca de experiências ao evento A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Laboratório Móvel de Análise da Qualidade de Leite e Silagem...

Técnicas de manejo de pastagens fortalecem agricultura familiar no Pará

Dia de campo reúne agricultores de 12 municípios para promover pecuária sustentável Representantes da agricultura familiar participaram do Dia de campo em recuperação e manejo de pastagens para a agricultura...

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos Para reforçar a eficiência dos programas reprodutivos em bovinos, especialmente na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e na...