Duas raças de búfalas participarão de julgamentos na Fenasul Expoleite 2025

Ascribu vai mostrar genética leiteira das raças Murrah e Mediterrâneo na feira que irá de 14 a 18 de maio em Esteio (RS)

 

A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) se prepara para participar, pelo terceiro ano consecutivo, da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, que acontecerá de 14 a 18 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Sete búfalas participarão dos julgamentos, sendo três da raça Murrah, e quatro da Mediterrâneo.  

De acordo com a presidente da Ascribu, Desireé Möller, trata-se de uma feira que engrandece o setor leiteiro e que volta a ocorrer após não ter sido realizada no ano passado em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio. “O que essa feira vem mostrar é o valor de toda a cadeia leiteira que nós temos, desde genética de bovinos e bubalinos, e esse ano com participação também de ovinos e caprinos, assim como todo um sistema de tecnologia, de ordenhadeiras, de toda a produção agrícola que envolve as búfalas, cabras e ovelhas leiteiras”, destaca. Desireé salienta ainda os subprodutos dos derivados do leite bubalino como queijos, requeijões e manteigas, entre outros.

A dirigente lembra que a búfala é um animal de dupla aptidão, ou seja, serve tanto para carne como para leite. “Também vale destacar a importância de as búfalas estarem presentes nas feiras para mostrar ao produtor rural que sempre existe uma nova alternativa de renda para a propriedade, independentemente do porte da fazenda”, ressalta.

Desireé enfatiza outra característica importante do bubalino que é a resistência ao carrapato. “Nós temos estudos recentes que mostram a grande resistência do carrapato aos carrapaticidas que temos no mercado. O carrapato hoje virou um problema de manejo nos rebanhos pelo difícil combate. E a búfala entra como uma boa protagonista de toda uma produção praticamente orgânica, porque são muito resistentes ao parasita”, conclui. O jurado responsável pelos julgamentos das búfalas será o Médico Veterinário Marcelo Fortes, proprietário da Fazenda do Cedro, em Pantano Grande (RS).

Posts Relacionados

Ordenha bem feita garante leite de qualidade

Por Redação Balde Branco Quando o assunto é qualidade do leite, poucos temas geram tanto impacto na rentabilidade e reputação das fazendas quanto a rotina de ordenha e a capacitação...

Conforto nas máquinas agrícolas impulsiona produtividade no campo

O conforto nas máquinas agrícolas tornou-se um dos principais fatores de evolução tecnológica no setor. Mais do que força e potência, os tratores e colheitadeiras modernos são projetados para oferecer...

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. Nesta sexta-feira (7), a entidade recebeu...