Duas raças de búfalas participarão de julgamentos na Fenasul Expoleite 2025

Ascribu vai mostrar genética leiteira das raças Murrah e Mediterrâneo na feira que irá de 14 a 18 de maio em Esteio (RS)

 

A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) se prepara para participar, pelo terceiro ano consecutivo, da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, que acontecerá de 14 a 18 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Sete búfalas participarão dos julgamentos, sendo três da raça Murrah, e quatro da Mediterrâneo.  

De acordo com a presidente da Ascribu, Desireé Möller, trata-se de uma feira que engrandece o setor leiteiro e que volta a ocorrer após não ter sido realizada no ano passado em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio. “O que essa feira vem mostrar é o valor de toda a cadeia leiteira que nós temos, desde genética de bovinos e bubalinos, e esse ano com participação também de ovinos e caprinos, assim como todo um sistema de tecnologia, de ordenhadeiras, de toda a produção agrícola que envolve as búfalas, cabras e ovelhas leiteiras”, destaca. Desireé salienta ainda os subprodutos dos derivados do leite bubalino como queijos, requeijões e manteigas, entre outros.

A dirigente lembra que a búfala é um animal de dupla aptidão, ou seja, serve tanto para carne como para leite. “Também vale destacar a importância de as búfalas estarem presentes nas feiras para mostrar ao produtor rural que sempre existe uma nova alternativa de renda para a propriedade, independentemente do porte da fazenda”, ressalta.

Desireé enfatiza outra característica importante do bubalino que é a resistência ao carrapato. “Nós temos estudos recentes que mostram a grande resistência do carrapato aos carrapaticidas que temos no mercado. O carrapato hoje virou um problema de manejo nos rebanhos pelo difícil combate. E a búfala entra como uma boa protagonista de toda uma produção praticamente orgânica, porque são muito resistentes ao parasita”, conclui. O jurado responsável pelos julgamentos das búfalas será o Médico Veterinário Marcelo Fortes, proprietário da Fazenda do Cedro, em Pantano Grande (RS).

Posts Relacionados

São Paulo lança programa de melhoramento genético da raça Guzerá

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) paulista lançou, recentemente, um programa que visa disponibilizar genética de ponta aos criadores de bovinos da raça Guzerá....

Heringer leva soluções premium para Sealba Show 2026

a Heringer escolhe estar onde o agro acontece. Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, a companhia participa da Sealba Show 2026, em Itabaiana (SE), levando ao Nordeste soluções...

Prêmio Queijos do Espírito Santo valoriza a excelência da produção queijeira capixaba

Iniciativa reconhece produtores e agroindústrias legalizadas do estado, fortalece a agroindústria local e amplia a visibilidade dos queijos com identidade territorial do Espírito Santo O Prêmio Queijos do Espírito Santo...