As compras de manteiga da China duplicaram em volume e triplicaram em valor em agosto em relação ao ano passado. O país asiático importou 15.018 t do produto no valor de US$ 87,7 milhões, um aumento de 226% com relação ao ano anterior, sendo a Nova Zelândia, a França e a Bélgica os principais países fornecedores.
As importações chinesas de lácteos, de forma geral, aumentaram em agosto, em 28% em volume e 70% em valor em relação ao mesmo mês de 2016, com aumentos para todos os produtos, de acordo com os dados do comércio exterior publicados pelo site italiano especializado, CLAL. A manteiga foi a mais destacada, com um aumento de 101% com relação ao ano anterior.
No caso do leite em pó integral, a China importou 92% a mais do que um ano atrás, com a Nova Zelândia sendo o principal fornecedor, tanto para integral, como para desnatado. Nos primeiros 8 meses do ano, as importações de produtos lácteos da China aumentaram 9,8% em volume e 35% em valor em relação ao mesmo período de 2016, com 1,74 milhão de t por US$ 5,9 bilhões, segundo o site www.lecheriauy.com.