Embrapa lança nova edição de “Brasil em 50 Alimentos” na Bienal do Livro de São Paulo

“Brasil em 50 Alimentos” é uma obra comemorativa dos 50 anos da Embrapa, destacando 50 alimentos de grande relevância cultural, social, econômica e científica no Brasil

A Embrapa lançará, na segunda-feira, 9 de setembro, durante a Bienal do Livro de São Paulo, a segunda edição atualizada do livro “Brasil em 50 Alimentos”. Premiado na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, pelo Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, o livro recebeu o reconhecimento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) por contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país. O evento de lançamento da segunda edição ocorrerá às 17 horas, no Estande Prêmio Jabuti e Prêmio Jabuti Acadêmico, localizado na Rua H, número 68, no Distrito Anhembi, Zona Norte da capital paulista. O lançamento conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que cedeu um estande para a apresentação do livro e autógrafos.
Acesse aqui a programação do Prêmio Jabuti e Jabuti Acadêmico na 27ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo
“Brasil em 50 Alimentos” é uma obra comemorativa dos 50 anos da Embrapa, destacando 50 alimentos de grande relevância cultural, social, econômica e científica no Brasil. Organizado por Jorge Duarte, analista da Superintendência de Comunicação (Sucom) da Embrapa, o livro explora a origem, nutrientes, usos e a introdução desses alimentos no país, além de abordar o papel da ciência na melhoria de sua qualidade e produtividade. O livro foi produzido em cinco meses e envolveu em torno de 180 empregados da Embrapa. A edição digital está disponível gratuitamente no portal da Embrapa em Brasil em 50 alimentos. – Portal Embrapa.  Até o momento já foram mais de 23 mil downloads, inclusive em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, China, Rússia, Malásia, Argentina, Alemanha, Moçambique, Angola.

“A obra Brasil em 50 Alimentos é um testemunho claro da capacidade da ciência brasileira, da Embrapa e de seus empregados e pesquisadores. O livro exemplifica o que o Brasil pode alcançar ao investir em ciência como política pública de Estado, fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Demostra o engajamento dos empregados em um importante projeto que impacta diretamente toda a sociedade brasileira”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, que assina o prefácio da segunda edição.

 

Na foto, presidente Silvia Massruhá e Jorge Duarte recebem o Prêmio Jabuti Acadêmico
Jorge Duarte conta que o principal desafio foi abordar uma ampla gama de temas fundamentais para a agricultura brasileira em um curto período, reunindo as contribuições de especialistas de diversas áreas do conhecimento na Embrapa. Ao mesmo tempo, buscou-se construir um conteúdo uniforme, didático, claro, de fácil compreensão para qualquer brasileiro. “Foi um trabalho cooperativo extraordinário, que envolveu muitos empregados, todos comprometidos em mostrar como a ciência brasileira tem contribuído para a diversidade, o volume e a qualidade da produção de alimentos no país”, explica. Destaca ainda que uma qualidade adicional importante do livro é o fato de estar disponível gratuitamente.

Primeira edição do Jabuti Acadêmico

 

O livro recebeu o Prêmio Jabuti Acadêmico em 2024, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, reconhecido como uma contribuição significativa para a disseminação do conhecimento científico sobre a produção agrícola e alimentícia no Brasil. Esta categoria foi criada na edição de 2024 do Prêmio Jabuti, uma das premiações literárias mais prestigiadas do país, que anualmente reconhece a excelência em diversas áreas da literatura e do mercado editorial. Em sua primeira, o Prêmio Jabuti Acadêmico recebeu 1.953 obras inscritas, valorizando trabalhos de relevância nas áreas científicas, técnicas e profissionais.
• Assista a cerimônia do Primeiro Prêmio Jabuti Acadêmico:

A Bienal do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos literários do Brasil, acontece desde 1951 e se consolidou como um dos principais encontros culturais do país. O evento reúne autores, editoras, leitores e profissionais do mercado editorial, promovendo lançamentos de livros, sessões de autógrafos, debates, palestras, e diversas atividades culturais, além de ser um importante espaço para o intercâmbio de ideias e o incentivo à leitura.
A partir das 12h do dia 03 de setembro, será aberta no site e no aplicativo da Fever a distribuição de senhas para participação nas sessões de lançamento da Bienal, inclusive do livro “Brasil em 50 Alimentos”. Por definição prévia da ABL, a distribuição de senhas será limitada a 50 unidades. Para reservar a senha, o interessado deverá criar o cadastro diretamente no aplicativo ou no link: https://feverup.com/pt. A reserva de senha não garante o acesso à Bienal. O visitante precisará adquirir o ingresso. Todo esse processo é de responsabilidade dos organizadores da apresentação do livro.
Fonte: Embrapa
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?