Energia solar faz bem ao bolso e ao meio ambiente

TECNOLOGIA

Energia solar

faz bem ao bolso e ao meio ambiente

Oportunidades de negócio são vantajosas, desde a aquisição com capital próprio até modelo similar ao leasing, sempre trazendo redução dos custos na fazenda

Luiz H. Pitombo

O setor rural detém cerca de 13% de toda a energia solar fotovoltaica instalada no País, ficando atrás apenas dos setores residencial urbano, comercial e de serviços. O professor e pesquisador Adriano Moehlecke, um dos coordenadores do Núcleo de Tecnologia em Energia Solar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), estudioso no assunto desde a década de 1980, justifica que o crescimento tem sido maior nas áreas urbanas, pelo valor mais elevado da energia elétrica, mas que no campo seu uso também aumenta e tende a crescer cada vez mais.

Neste sentido, para levar o sistema fotovoltaico para propriedades rurais foi criado, na PUC-RS, o projeto Agrosolar, reunindo a Itaipu Binacional, três cooperativas do oeste do Paraná (Copacol, C. Vale e Lar), além da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR). Por meio dele foram produzidos estudos e serão publicados manuais dirigidos aos produtores de leite, aves e suínos. São sistemas de microgeração para autoconsumo das propriedades.

O projeto de leite foi instalado em propriedade situada no município de Medianeira, na Cooperativa Lar, com investimento de R$ 100 mil. A estimativa é de que em oito ou nove anos ele será pago, com a usina permanecendo na propriedade por um total de 25 a 30 anos.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?