Maior gargalo na qualidade do leite é o recurso humano

É importante o produtor enxergar além dos números da qualidade do leite. Às vezes, eles podem parecer uma punição, mas na verdade é a partir desses números que o pecuarista deve começar o planejamento para o progresso do seu negócio

ENTREVISTA

Luiz Carlos Roma Júnior

Maior gargalo na qualidade do leite é o

RECURSO HUMANO

Luiz Carlos Roma Júnior é engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado na área de Ciência Animal. Pesquisador científico no Instituto de Zootecnia/Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, desde 2007, atualmente é diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite da instituição. Desenvolve estudos nas áreas de assistência técnica e qualidade do leite. Mais recentemente, vem pesquisando terapias alternativas para melhoria da produção e da qualidade do leite. Desde 2015 desenvolve projetos para avaliar o efeito do treinamento sobre os aspectos de produção e qualidade do leite em fazendas de bovinos e bubalinos no Estado de São Paulo. Já monitorou projetos de pesquisa em mais de 300 propriedades, levando os resultados para a melhoria da qualidade do leite diretamente para produtores de forma prática, com entrega de relatórios e treinamentos com os produtores e agentes extensionistas.

Balde Branco – No geral, como vê a evolução da qualidade do leite nos últimos anos? Tem evoluído satisfatoriamente?

Luiz Carlos Roma Júnior – Podemos falar que a melhoria da qualidade do leite tem sido observada em muitas propriedades, apesar de que ainda existem produtores que precisam melhorar itens básicos. De forma geral, a qualidade vem caminhando na cadeia agropecuária do leite como um todo. Produtores melhorando e até consumidores exigindo maior variedade de produtos e com qualidade melhor. E essa evolução é o que impulsiona a pesquisa para ajudar, acelerar e resolver os desafios de cada setor.

Para continuar lendo, assine nossa revista

A Revista Balde Branco está concorrendo ao Troféu Agroleite 2025!

O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Cooperativa Castrolanda e uma das premiações mais importantes do setor leiteiro nacional, reconhecendo empresas e marcas que se destacam em desempenho, inovação e contribuição para a cadeia produtiva do leite.

📚 Com 60 anos de história e sendo uma publicação impressa e digital especializada na pecuária leiteira em circulação por todo Brasil e exterior, a Revista Balde Branco está concorrendo na categoria MíDIA e contamos com seu voto.

👨‍🌾 São seis décadas de compromisso com a informação de qualidade, sempre ao lado do produtor rural, promovendo conhecimento e fortalecendo o setor leiteiro nacional.

🗳️ Como votar:
✅ Baixe o app “Meu Agroleite” na loja Google Play ou App Store
✅ Acesse o app e clique no banner do Troféu Agroleite 2025
✅ Preencha seus dados
✅ Na categoria “Mídia”, selecione Revista Balde Branco
✅ Valide o Recaptcha
✅ Pronto! Seu voto está confirmado 🙌

📅 As votações vão até 15/06 e são únicas por CPF. Participe e ajude a valorizar quem há décadas informa e fortalece o campo!

📲 Baixe o aplicativo:

•⁠ ⁠👾 Google Play (Android): https://acesse.one/7GBB5

•⁠ ⁠🍎 App Store (iOS): https://acesse.one/R58K3

AGRADECEMOS PELO APOIO

EQUIPE BALDE BRANCO