Cepea, 27/06/2025 – Levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o preço do leite captado em maio fechou a R$ 2,6431/litro na “Média Brasil”, com quedas de 3,9% frente a abril/25 e de 7,4% em relação a maio/24, em termos reais (deflacionamento pelo IPCA de maio).
Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia.
Aumento na Captação de Leite: ICAP-L Sobe 1,13%
O ICAP-L (Índice de Captação do Leite) subiu 1,13% de abril para maio na “Média Brasil”, superando o crescimento registrado em anos anteriores em muitas bacias leiteiras.
Esse avanço é explicado por uma série de fatores, a começar pelos maiores investimentos dos produtores na atividade, devido a margens mais interessantes no último semestre.
Queda no Custo Operacional Estimula Produção
Pesquisas do Cepea mostram que, após quatro altas consecutivas, o Custo Operacional Efetivo (COE) caiu 0,72% em maio na “Média Brasil”, principalmente pela desvalorização de insumos voltados à nutrição do rebanho.
Esse cenário favorece os investimentos na atividade e assegura uma oferta mais consistente de leite.
Demanda Fraca por Lácteos Impacta Indústrias
Se, de um lado, os preços no campo caem com o aumento da oferta, de outro, a demanda por lácteos não cresce no mesmo ritmo, o que prejudica a sustentação das cotações.
Com isso, as indústrias enfrentaram maior dificuldade em escoar os estoques e lidaram com pressão dos canais de distribuição durante o mês de maio.
Preços no Atacado Recuam
Levantamentos do Cepea com apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) apontam quedas nos preços do UHT, muçarela e leite em pó negociados no atacado paulista — sinalizando o estreitamento das margens dos laticínios.
Importações Crescentes Aumentam Pressão no Mercado Interno
O aumento nas importações de lácteos também contribui para o movimento de queda dos preços internos.
Dados da Secex, compilados pelo Cepea, mostram alta de 8,59% no volume de lácteos importados em maio, frente ao mês anterior, em litros equivalente leite. Em um ano, o crescimento das compras externas chega a 18%.
Balança Comercial Tem Déficit em Volume
Apesar de as exportações também terem crescido — com aumento expressivo de 59% de abril para maio —, o déficit em volume da balança comercial aumentou 7,1% no mesmo período, alcançando 169,4 milhões de litros em equivalente leite.
Gráficos e Tabelas
Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de maio/2025)
Fonte: Cepea-Esalq/USP.
Tabela 1. Preços líquidos nominais do leite cru captado em maio/25 nos estados que compõem a “Média Brasil”
Preços líquidos não contêm frete e impostos. Valores e variações nominais.
Fonte: Cepea-Esalq/USP.
Tabela 2. Preços líquidos nominais do leite cru captado em maio/25 nos estados fora da “Média Brasil”
Preços líquidos não contêm frete e impostos. Valores e variações nominais.
Fonte: Cepea-Esalq/USP.