O uso de nomenclaturas tradicionalmente associadas a produtos lácteos em itens de origem vegetal esteve em pauta na última terça-feira (27), durante a 25ª Reunião Extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizada de forma online. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou do encontro, representada pelo gerente de Melhoramento Genético do Leite, Rafael Vizoná.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, Ronei Volpi. Ao final das discussões, o colegiado chegou a um consenso sobre a relevância e a pertinência da aprovação do Projeto de Lei nº 10.556/2018, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP/MS), que proíbe o uso de termos tradicionalmente associados a produtos lácteos em produtos de origem vegetal.
A proposta legislativa também prevê a vedação do uso de alegações relacionadas à saudabilidade e/ou sustentabilidade por produtos vegetais, quando tais atributos não forem devidamente comprovados ou não estiverem previstos em regulamentações específicas.
O debate é fundamental para garantir segurança e valorização ao setor produtivo. “Para os criadores de Zebu Leiteiro, que buscam continuamente um diferencial de qualidade no produto final, esse debate é essencial, pois protege o valor do leite e reconhece o esforço técnico que sustenta toda a cadeia produtiva”, destacou Rafael Vizoná.
Fonte: ABCZ
