Com uma didática prática, o game Agroeduc é 100% ensino a distância. Tem a pecuária de leite como tema e utiliza recursos da internet, como vídeo-aulas, podcasts, um e-book e exercícios interativos
Por Glauco Menegheti
Na esteira do crescimento do ensino a distância no País e levando em conta o apelo da “gamificação”, percebido da cidade ao campo, o Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA), com sede em Porto Alegre-RS, desenvolveu um curso de gestão para propriedades leiteiras que têm como desdobramento prático um game – o Agribusiness Game. Trata-se do Agroeduc, que terá lançamento nacional em dezembro, em Brasília, e tem como público-alvo jovens produtores de leite.
O instituto investiu R$ 5 milhões no projeto e demorou três anos para disponibilizar o produto final, que resultou do trabalho de uma equipe multidisciplinar. “O uso do Agribusiness Game no curso traz uma aprendizagem vivencial única. Queríamos uma didática prática que trouxesse uma alta retenção do conteúdo e provocasse o desafio da superação e também da construção da confiança no potencial das pessoas e, principalmente, no jovem”, destaca o presidente do I-UMA, José Américo da Silva.
O Agroeduc, que é 100% ensino a distância, foi criado a partir de três objetivos: contribuir para manter os jovens no campo, qualificar esse público e ajudar no aumento da renda familiar de pequenos produtores – responsáveis por 70% da produção de alimentos no Brasil. A escolha pelo leite tem um motivo, segundo o presidente do I-UMA: é o segmento mais complexo e promissor do País. “A produção nacional é de mais de 36 bilhões de litros/ ano e o Brasil está engatinhando na exportação de leite em pó. Se conseguir qualidade tem grandes possibilidades de crescimento”. Em termos de produtividade em nível de fazenda há um universo a ser explorado, segundo ele.
Na avaliação da diretora do I-UMA, Jhussara Costa da Rosa, os jovens do campo carecem de experiências de aprendizado mais lúdicas. “A pessoa para quem estamos nos dirigindo não têm acesso a um curso de gestão que possua como exercício prático um game. Também utilizamos todos os recursos de tecnologia da era da internet, tais como vídeo-aulas, podcasts, um e-book e exercícios interativos.” E, embora o participante não consiga inserir os seus dados pessoais no jogo, pode usar as planilhas disponibilizadas para melhorar a gestão da propriedade.
Funcionamento na prática
Após realizar um curso teórico que tem o prazo de 30 dias para ser finalizado, o usuário inicia o game em conjunto com um grupo de participantes. Eles disputam entre si rodada à rodada. A partir daí, no prazo de um mês, ele é estimulado a tomar decisões no Agribusiness Game, analisando indicadores, tendências do mercado do leite, simulando questões como preço, comercialização, finanças, compra de insumos, recursos humanos, manejo do rebanho e compra de máquinas e equipamentos.
Jhussara explica que precisam ser cumpridas oito rodadas de decisões. Cada rodada representa um trimestre de atividades e, ao todo, são dois anos de gestão da propriedade rural – tudo em um mês. Todos iniciam em igualdade de condições, igualmente dimensionadas em tamanho da propriedade, maquinário, insumos e mão de obra, e em uma mesma região. A cada rodada do game, informações e desafios serão lançados por meio de fontes de informações que definirão estratégias do negócio, a começar pelo Manual do Produtor, que orienta o aluno a conhecer e a jogar o Agribusiness Game e descreve todas as regras do jogo.
Além disso, o gamer deve ler o Jornal do Agronegócio, que apresenta os principais indicadores do mercado externo, os Relatórios de Propriedade (apresentam o desempenho da propriedade, seus recursos para a produção, e o status econômico financeiro) e os Relatórios de Mercado (apresentam informações gerais do mercado, sua participação e o resultado das demais propriedades envolvidas). A melhor leitura dessas fontes é que influenciará diretamente no resultado de cada jogador, procurando adequar a capacidade de produção ao volume e qualidade do leite produzido.
Mas os jogadores não percorrem esse processo sozinhos. O aluno é monitorado e assistido em todas as suas ações pelo professor tutor e a equipe pedagógica/ técnica do I-UMA por meio de relatórios de ações do usuário emitidos pela Plataforma Blackboard, que permite avaliar o desempenho no curso, entre eles, o acesso às atividades de aprendizagem, tempo dedicado, dias de acesso e páginas de conteúdo visualizadas. As dúvidas são respondidas via e-mail pelo tutor em até 48 horas e recebe feedbacks após cada rodada, indicando as melhores práticas e o que deve ser revisto para a tomada de decisões da próxima rodada.
Nas duas etapas do curso o professor tutor é responsável por dar suporte de conteúdo, contribuir para desenvolver e potencializar as capacidades do aluno, orientar para tomadas de decisão, esclarecer dúvidas, assim como estimular a prosseguir por meio de uma comunicação que auxilia o fornecimento de dados a fim de melhorar o seu desempenho em relação aos objetivos estabelecidos.
Módulos do Agroeduc
No primeiro módulo, o Agroeduc propõe ao aluno um mergulho em disciplinas que ampliem o seu conhecimento no agronegócio, suas oportunidades e tendências e as principais cadeias produtivas que o compõem. Os jovens são convidados a saber mais sobre as características da cadeia do leite e as vantagens de agregar valor ao produto produzido e a compreender as particularidades que envolvem o planejamento sucessório e as etapas da sucessão na propriedade rural.
No módulo dois é hora de entender mais a fundo a comercialização agrícola, suas estratégias e canais, bem como a qualidade e competitividade dos produtos agrícolas, além de tratar sobre os benefícios da negociação. O curso também aborda a importância do cooperativismo e associativismo na agricultura familiar, os recursos humanos e como administrá-la da melhor forma.
Já o terceiro módulo avança com ensinamentos sobre as principais ferramentas de gestão para que possa planejar, avaliar e controlar os recursos financeiros da propriedade rural. Neste módulo são disponibilizadas planilhas de acompanhamento que poderão ser utilizadas pelo aluno no dia a dia de suas atividades gerenciais, após o encerramento deste curso de formação. O participante é estimulado a se apropriar de temáticas fundamentais para o crescimento da sua propriedade, como o balanço patrimonial e administração de fluxo de caixa.