TransOva, referência mundial em produção de embriões, chega ao Brasil

Focada no melhoramento genético de bovinos de leite e corte, a TransOva planeja iniciar suas operações no Brasil neste segundo semestre. A diretoria da empresa norte-americana, durante coletiva de imprensa, realizada em São Paulo/SP, falou sobre o mercado de embriões e sua importância para a pecuária leiteira

Erick Henrique – com informações de assessoria de imprensa

Dados recentes da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) indicam que, somente em 2022, foram produzidos mais de 538 mil embriões no país. Desse total, cerca de 340 mil foram destinados ao gado de corte, enquanto pouco mais de 161 mil foram destinados ao rebanho leiteiro. É dentro desse cenário que a TransOva, empresa norte-americana do segmento, anuncia a sua chegada ao Brasil.

Segundo maior mercado de embriões do mundo, conforme estudo de pesquisadores da Embrapa, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos em volume de produção. “Iniciaremos nossas operações em setembro, em um dos maiores e mais importantes mercados do planeta. Traremos a nossa expertise para o mercado brasileiro e temos certeza de que teremos uma jornada de muito sucesso por aqui “comenta Kevin Hoogendorn, CEO da TransOva.

De acordo com a Chefe de integração, Katie Jauert Jess, a TransOva é a empresa de reprodução bovina mais avançada tecnologicamente dos EUA, com a liderança do mercado americano de produção de embriões. “Para este ano, prevemos a produção em torno de 650 mil embriões nos EUA. A longo prazo, a expectativa é expandir o mercado e produzir 1,2 milhão de embriões até 2030”, afirma Katie Jauert Jess, destacando que a companhia possui laboratórios e equipamentos que reúnem o que há de mais moderno no mundo, na área de genética e reprodução bovina.

No Brasil, as expectativas da empresa são bastante positivas. Por meio das biotecnologias reprodutivas e do foco em proporcionar aos clientes uma experiência satisfatória, a TransOva espera alcançar altos níveis de sucesso também no mercado brasileiro. O primeiro laboratório da companhia no Brasil será em Uberaba, no Triângulo, Mineiro, dentro das instalações da Alta Genetics, e estão previstas futuras expansões para regiões estratégicas.

Vale destacar que a operação inicial da TransOVa contemplará a produção de embriões, enquanto a comercialização ficará a cargo da Alta, inicialmente principal cliente da empresa. A companhia contratou uma equipe com os melhores profissionais de cada área no Brasil. Os técnicos e veterinário que atuarão no país passaram por treinamentos nos Estados Unidos, acompanhando os procedimentos realizados pelos veterinários estadunidenses nas fazendas dos clientes, para entender a nova tecnologia que será aplicada com toda a excelência já reconhecida pelos criadores.

A importância da utilização de embriões na pecuária

Fotos: Erick Henrique

De acordo com a gerente de negócios da TransOva, Namíbia Teixeira (foto), a transferência de embriões é amplamente utilizada para disseminar características genéticas desejáveis, de forma rápida e consistente. Na pecuária leiteira, por exemplo, a utilização visa melhorar a qualidade do leite, a longevidade e a saúde do rebanho. Assim, a produção de embriões é utilizada essencialmente para maximizar a produção de leite e melhorar a eficiência reprodutiva.

Indagada sobre os desafios da bovinocultura leiteira brasileira, como falhas no manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, para a real efetividade da FIV nas propriedades que serão atendida pela empresa, Namíbia explica: “A gente está trazendo todo no hall para cá, a TransOva está acostumada também é trabalhar com gado zebuíno, no Sul dos EUA, e nem toda fazenda norte-americana está em excelência. Todos os problemas que os produtores enfrentam lá, a gente vai pegar um guia de procedimentos operacionais para identificar os gargalos e quais as soluções foram encontradas. Uma coisa que eu posso falar é que eles trabalham muito com receptoras, e os profissionais orientam o produtor com protocolo, bem desenvolvido, para sanar os problemas existentes na fazenda, para que o rebanho leiteiro performe melhor, produzindo uma prenhez. Afinal, o que realmente importa é produzir bezerros, de qualidade, frutos do melhoramento genético”, conclui a gerente de negócios.

Conheça os principais serviços oferecidos pela TransOva

A empresa oferece um conjunto abrangente de serviços projetos para atender às diversas necessidades dos criadores. Isso inclui recursos avançados em tecnologias reprodutivas, como a fertilização in vitro (FIV), a transferência de embriões (TE) e o uso de sêmen sexado, todas as ferramentas com objetivo de maximizar o potencial genético e melhorar a qualidade do rebanho leiteiro.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?