Produtores da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce apresentam evolução significativa na produção leiteira, e evolução em conhecimento técnico e gerencial
Ao longo de toda a sua história, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce trabalha com o objetivo de promover evolução aos produtores rurais da região. Com esse propósito, em 2014 a Cooperativa firmou parceria com o Sebrae Minas para trabalhar com a plataforma Educampo, que através de consultores especializados em agronomia, zootecnia e medicina veterinária, leva aos produtores rurais conhecimentos estratégicos e técnicas eficazes para o gerenciamento dos empreendimentos agropecuários.
O Educampo é desenvolvido para dar o suporte necessário para cooperativas, associações e agroindústrias que visam o desenvolvimento de seus cooperados e fornecedores. A plataforma Educampo reúne, analisa e compartilha informações exclusivas, projeções, cenários e análises pensadas de forma específica para cada produtor, levando em consideração o histórico da propriedade, os aspectos positivos da propriedade, e os principais desafios que vividos pelo produtor.
Ao longo dos 10 anos de Educampo, é possível constatar melhorias significativas nas propriedades atendidas pelos consultores. Em 2014, o volume médio diário de leite produzido por vaca em lactação nas fazendas atendidas era de 9,64 litros, e hoje já passa dos 15 litros. O cooperado Ricardo Lacerda é um dos produtores da Cooperativa que são atendidos pelo Educampo, e apresenta evolução contínua em sua fazenda.
De acordo com o consultor técnico do Educampo, Bruno Magalhães, a fazenda de Ricardo Lacerda está no Top 5 entre as fazendas mais rentáveis do sistema de semiconfinamento do Educampo em Minas Gerais. “No começo eu tive um pouco de resistência, mas com cerca de um ano já começamos a ver a melhora nos resultados. O mais importante foi que, com as orientações dos técnicos da Cooperativa e do Sebrae, eu consegui diminuir meus custos de produção, pude ver onde estava gastando errado e corrigir”, afirma o cooperado Ricardo Lacerda, da região de Marilac, que recentemente foi classificado como um dos 5 produtores com maior evolução através do Educampo em Minas Gerais
Atualmente 18 propriedades de cooperados da Cooperativa são atendidas pela plataforma Educampo. Em 2014, o volume médio diário de leite captado pelos cooperados era de 322 litros, e em 2023 passou dos 600 litros por dia, número que demonstra a eficácia da parceria entre Cooperativa e Sebrae Minas. “Algumas propriedades têm grande potencial, mas isso não é refletido na produtividade e na renda, então o objetivo do Educampo é identificar as problemáticas e fornecer orientações pontuais ao produtor, com isso a produção cresce, e o produtor passa a ter novas noções de gestão que fazem toda a diferença no planejamento”, afirma Bruno Magalhães, consultor técnico do Educampo que atende as propriedades dos produtores da Cooperativa.
O diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, entende que o trabalho desenvolvido pela plataforma Educampo é parte da missão da instituição, que se empenha para promover o desenvolvimento sustentável dos cooperados através de práticas cooperativistas e excelência em gestão. “Depois desses 10 anos, com certeza podemos dizer que o Educampo é um divisor de águas para nossos cooperados que são assistidos pelo projeto. Estamos falando de um crescimento muito grande na produção, e naturalmente isso se reflete na qualidade de vida e satisfação dos produtores com a atividade leiteira. Com o Educampo, a Cooperativa segue firme em seu propósito, transformar vidas através da cooperação e superação de desafios”, afirma João Marques.
Fonte: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce