Encontro com produtores de leite debate custos de produção em Chapecó (SC)

Mais um painel do Projeto Campo Futuro, voltado à pecuária de leite, foi realizado em Santa Catarina. O evento aconteceu na última terça-feira (27), no município de Chapecó, e contou com a presença de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais, técnicos da CNA e profissionais da região.

A iniciativa, do Sistema CNA/Senar, foi realizada em parceria com o Sistema Faesc/Senar, o Sindicato Rural de Chapecó e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Durante o evento, o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, ressaltou a relevância do projeto para as famílias rurais e para a agroindústria de leite em Santa Catarina. “Com apenas 1,12% do território nacional, somos o quarto maior produtor de leite e estamos entre os líderes na produção animal. Santa Catarina é um exemplo de dedicação, inovação e comprometimento do produtor rural. Quando se fala em abraçar novas tecnologias e no compromisso com o trabalho, o produtor catarinense realmente é diferenciado. ”

Clemerson Pedrozo também destacou que o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, valoriza muito o trabalho do Projeto Campo Futuro. “Agradecemos a oportunidade de participar deste projeto magnífico. O Campo Futuro é fundamental para que o produtor rural possa planejar suas atividades, entender seus custos e tomar decisões estratégicas sobre investimentos. ”

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, também reforçou a importância do projeto para a cadeia produtiva do leite. Segundo ele, os dados coletados durante o painel — fornecidos por produtores, técnicos, veterinários e representantes de laticínios — permitirão traçar um panorama detalhado do custo de produção, desde a propriedade rural até o produto final nas prateleiras. “Trata-se de uma oportunidade valiosa para fortalecer a cadeia produtiva com informações estratégicas e orientação qualificada para todos os envolvidos no setor”.

PERFIL DA PROPRIEDADE E RESULTADOS

O assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, explicou que a propriedade típica na região de Chapecó produz, em média, 1400 litros de leite por dia, com a utilização do Sistema de produção Compost Barn. “A propriedade, que conta com 36 hectares e produção totalmente confinada, apresentou um incremento na produtividade animal em comparação ao levantamento anterior, atingindo a marca de 28 litros por vaca. Isso evidencia os bons resultados do processo de melhoramento genético que vem sendo implementado na região, tendência verificada também em Braço do Norte”.

De acordo com Dias, a atividade se mostrou bastante ajustada em termos de composição do rebanho, com a otimização do percentual de vacas em relação ao total de animais e um bom nível de produtividade. “A produção de 16 mil litros de leite por hectare/ano denota a otimização do uso da terra”, ressaltou Dias.

Os resultados econômicos e financeiros, de acordo com o assessor técnico, foram positivos. “Verificamos que a propriedade foi capaz de remunerar não somente os desembolsos do pecuarista na condução da atividade leiteira, mas também foi capaz de gerar caixa suficiente para a reposição da infraestrutura produtiva ao final de sua vida útil, além de garantir o pró-labore da família envolvida na produção. O desempenho da atividade ficou aquém apenas dos custos totais, que representam a remuneração do capital imobilizado. Ainda assim, a pecuária de leite demonstrou ser muito mais atrativa do que outras oportunidades de uso da terra, materializada pelo arrendamento”, explicou Dias.

Ele afirmou, ainda, que o arrendamento na região gira em torno de R$ 2.400 por hectare, enquanto o sistema produtivo alcançou aproximadamente R$ 16.000 de margem bruta por hectare/ano. “Dessa forma, percebemos o sistema se mostrou muito mais eficiente na remuneração do pecuarista”, concluiu Dias.

Posts Relacionados

Dia Mundial do Queijo: Parceria Brasil–França fortalece a produção de queijo artesanal nas propriedades paulistas

Centros de referência, capacitação técnica e incentivo ao turismo rural ajudam produtores a agregar valor aos queijos artesanais...

Embrapa Gado de Leite oferece cursos on-line com início imediato e foco em sanidade e manejo do rebanho

Produtores rurais, técnicos e estudantes ligados à cadeia do leite têm uma nova oportunidade de qualificação em 2026. A Embrapa Gado de Leite está com inscrições abertas para seus cursos...

Piracanjuba ProForce é o novo patrocinador oficial da CBV

Piracanjuba ProForce consolida sua atuação como uma das principais marcas de nutrição esportiva do país ao assumir, a partir de 2026, o patrocínio oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)....