Ideas for Milk: 3 mil estudantes participam da Caravana 4.0

A Caravana 4.0 percorre instituições de ensino de diversos estados para divulgar no meio acadêmico as Agtechs (empresas de tecnologia voltadas para o agronegócio) e plantar a semente do empreendedorismo nos jovens

 

Mais de 40 universidades e instituições de estudos e de pesquisas, mais de 3 mil jovens impactados e mais de uma dezena de estados envolvidos. Este é o balanço parcial da Caravana 4.0, a primeira etapa do movimento Ideas For Milk, criado pela Embrapa Gado de Leite para atrair ideias criativas e inovadoras na cadeia do leite.

Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite conversam com professores e estudantes das instituições sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e as grandes oportunidades do mercado agtech. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da caravana é atrair os jovens para o Vacathon, maratona de programação que visa desenvolver projetos para a solução de problemas da cadeia do leite, que representa a segunda etapa do Ideas For Milk e ocorrerá na última semana de outubro, na Embrapa Gado de leite, em Juiz de Fora (MG).

paulo martins embrapa gado de leite
Prof. Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado Leite

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, explica que a Caravana 4.0 tem como proposta mostrar as possibilidades de empreendedorismo para jovens de ciências exatas, humanas e biologia. “Os jovens querem ser desafiados a criar e a superar obstáculos. É a isso que a Caravana 4.0 se propõe: abrir uma porta para essas cabeças criativas”. A Caravana 4.0 acontece até o final de setembro.

Após a Caravana 4.0, é realizado o bootcamp Vacathon e, na etapa seguinte, o Desafio de Startup, que reúne as melhores ideias criativas. “Além da inovação digital, são aceitos projetos para o Desafio voltados para designer industrial, embalagens e produtos lácteos. Os projetos inscritos serão avaliados e selecionados regionalmente”, informa Paulo Martins.

As inscrições para o Desafio de Startups estão abertas no site www.ideasformilk.com.br

O movimento Ideas For Milk foi criado pela Embrapa Gado de Leite em 2016 para fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite. Realização: Embrapa Gado de Leite, AgriPoint, bovcontrol, Carrusca, Kick, Qranio e Texto Comunicação.

caravana 4 0 na agtech garage em piracicaba sp
Caravana 4.0 na Agtech Garage, Piracicaba-SP

Posts Relacionados

ExpoCariri 2025 deve gerar R$ 30 milhões em negócios

Evento consolida Barbalha como polo agropecuário do Nordeste A ExpoCariri 2025 começa nesta quinta-feira (30), no Campo Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha (CE). Em sua segunda edição, o evento...

ABAG elege diretoria para biênio 2026-2027

Ingo Plöger assume presidência da ABAG com foco em competitividade e alianças A ABAG elege diretoria para o biênio 2026-2027 e inicia um novo ciclo de gestão a partir de...

ESG no agro inspira mulheres da Academia ALMA

Livro destaca o protagonismo feminino e o ESG no agronegócio A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) lançou o livro “ESG no agro: metodologia e histórias inspiradoras da...